c Junho foi o melhor mês do ano para as revendas locais - Jornal da Manhã - 46 anos

JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Junho foi o melhor mês do ano para as revendas locais

Última atualização: 14/07/2018 - 21:16:30.

Terminada a greve dos caminhoneiros, o mercado voltou a comprar e as vendas de junho cresceram quase 33% em relação a maio. O segundo semestre promete


O Chevrolet Cobalt foi o carro mais vendido em Uberaba neste primeiro semestre

Em entrevista aos principais jornais do Brasil, Alarico Assumpção, presidente da Fenabrave, federação que reúne os fabricantes de veículos no Brasil, declarou que a Copa do Mundo segurou as vendas em junho. Segundo ele, a média diária de vendas de automóveis caiu de 8.975 para 8.743 unidades no primeiro dia de jogo do Brasil (22 de junho), o que significa cerca de cinco mil emplacamentos a menos. No entanto, o maior impacto negativo veio da greve dos caminhoneiros e da queda no índice de confiança dos consumidores.

DIFERENTE 

Em Uberaba as coisas andaram bem diferentes. Junho foi o melhor mês do primeiro semestre deste ano, com 573 carros emplacados. Desde março, o mercado já vinha dando pinta de melhora nos negócios. No mês passado, as revendas conseguiram recuperar parte das vendas em relação a maio com a greve dos caminhoneiros e o mercado voltou a crescer. Em maio deste ano, todas as concessionárias locais comercializaram juntas 431 carros e em junho do mesmo período, foram vendidos 573 veículos. Nestas condições houve um aumento de 32,95% de junho em relação a maio. Agora se considerarmos em relação a junho do ano passado, quando foram emplacadas 412 novas unidades, o aumento também foi maior chegando a 39,07%.


Jeep Compass desbancou o Honda HR-V até então o grande campeão entre os SUVs compactos

VENDA ACUMULADA

Nos seis primeiros meses deste ano, as vendas de carros 0 km em Uberaba chegaram a 3.241 veículos. No mesmo período em relação a 2017 foram licenciadas 2.233 novas unidades. Isso representa um aumento de 45,14% de um ano para o outro. As vendas neste primeiro semestre foram as melhores desde 2014 mostrando que, passada a greve dos caminhoneiros, o mercado retomou a trajetória de crescimento neste segundo semestre.

EQUILÍBRIO

Três revendas alternaram a liderança de janeiro a junho deste ano. GM/Ubervel foi a primeira colocada em janeiro (77), maio (133) e junho (190); a VW/Distrive liderou em fevereiro (115) e março (91) e a Fiat/San Marco foi a primeira colocada em abril (105). Em junho, graças a uma venda direta de 102 carros Cobalt para o Grupo Luiza, a Ubervel foi a primeira colocada com 190 licenciamentos e mesmo se o Sobre Rodas desconsiderasse a venda direta, ainda assim a Ubervel seria a primeira colocada, com 88 faturamentos. 

A segunda colocação mostra o equilíbrio entre as três primeiras colocadas com a diferença de apenas um carro: San Marco (85) e Distrive (84).


Aos poucos o VW Gol vem recuperando a boa forma; neste 1º semestre 139 unidades foram vendidas

REVENDAS

Com 681 carros comercializados neste primeiro semestre, a Ubervel conseguiu a primeira colocação. Neste caso se desconsiderarmos a venda direta dos carros Cobalt, o volume vendido pela revenda GM cairia para 514 e ela ocuparia o terceiro lugar porque a Distrive vendeu 576 unidades  e a San Marco comercializou 536 carros, mas a venda direta é uma venda genuína feita pela concessionária e faz parte do ranking de fato, por isso nossa redação entende que os carros devem ser considerados. Mas a grande revelação entre as revendas locais destes primeiros seis meses foi a Osaka/Toyota que caminha firme para ser a quarta revenda da nossa cidade até o final deste ano. Nas vendas de junho ela foi a quarta colocada e na venda acumulada deste ano ela foi a quinta, com 257 faturamentos.

CARROS

O Cobalt foi destaque nas vendas do primeiro semestre porque foi o carro mais vendido, com 195 emplacamentos. Apesar de ter perdido um pouco do fôlego do ano passado, o Chevrolet Onix, ainda assim seria o grande vencedor deste ano até aqui com 182 licenciamentos, se a venda direta dos Cobalts não tivesse sido realizada. A regularidade do desempenho dele é impressionante porque em todos os meses o Onix vendeu acima de trinta unidades. Outro bom destaque foi o VW Gol (139 vendidos) e o VW Polo (91). Estes dois carros  deixaram a Distrive, novamente, entre as três maiores revendas de nossa cidade nestes primeiros seis meses. Finalmente, o Jeep Compass desbancou o Honda HR-V até então o grande campeão entre os SUVs compactos. O Compass sobrou em seu segmento com 84 unidades comercializadas neste primeiro semestre. 

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia