JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 16 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Lanterna, farol baixo ou alto, qual usar?

O farol não se liga só a noite e quando escurece. Existe a forma correta e locais em que devem ser ligados

15/03/2019 - 09:49:36.

Divulgação


O farol não se liga só a noite e quando escurece. Existe a forma correta e locais em que devem ser ligados

Além de colocar o cinto de segurança, seguir a velocidade permitida da pista e estar sempre atenta às condições do carro e às regras de trânsito, usar a luz certa ao dirigir é essencial para um tráfego tranquilo. O cuidado pode evitar acidentes graves, já que uma iluminação inadequada pode atrapalhar e muito os outros motoristas.

Mas entre lanterna, farol baixo, alto e pisca alerta, você sabe qual usar em cada situação? Para acabar com a dúvida, usamos informações do Manual de Formação de Condutores do CFC Paulista para explicar quando é preciso optar por um deles.

FAROL BAIXO – É obrigatório em todas as estradas brasileiras. O descumprimento é considerado infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 130,16.

FAROL ALTO – Vias sem iluminação pedem por farol alto. Contudo, é preciso ficar atenta na mão contrária e, ao cruzar com outro veículo, diminuir a intensidade da luz.

LUZ BAIXA E ALTA (intermitente e por curto período de tempo) – Essa sinalização é necessária na ultrapassagem ou para indicar a existência de perigo ao condutor da frente.

LANTERNA (luzes de posição) – Indicada para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias durante a noite. Também usada em condição de baixa visibilidade durante o dia, como chuva forte, neblina ou cerração.

PISCA-ALERTA – Em imobilizações, para indicar que está parada. Em situações de emergência também pode indicar ao condutor que vem atrás algum perigo à frente e a necessidade de frear rapidamente.

Fonte: De carona com elas

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia