JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 26 de março de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Volvo vai limitar a velocidade em seus veículos a 180 km/h

Em uma das razões são puramente técnicas e econômicas

09/03/2019 - 06:52:31. Última atualização: 09/03/2019 - 06:56:11.

Foto/reprodução


Volvo vai enfrentar um problema se limitar a velocidade em seus carros na Alemanha. Acontece que lá não existe legislação neste sentido, mas os engenheiros da montadora apostam que a segurança dos carros irá prevalecer

A Volvo anunciou que limitará a velocidade máxima em todos os seus carros a 180 km/h em 2020. Segundo sites internacionais, esta decisão tem dois motivos bem claros. Em um primeiro momento, a montadora quer acabar com o excesso de velocidade que continua sendo um dos motivos mais comuns para mortes no trânsito. Em um segundo momento, as razões são puramente técnicas e econômicas.

O TAMANHO DAS BATERIAS

Recentemente, a Volvo anunciou que não fabricará motores a combustão a partir do ano que vem. Outro fato importante chamou a atenção dos jornalistas de plantão. No Salão de Genebra deste ano, a Volvo apresentou exclusivamente carros híbridos e elétricos com excelentes vantagens econômicas. Segundo o jornalista Carrie Hampel do site americano www.electrive.com, a montadora quer diminuir a velocidade dos carros elétricos porque motores menores são mais baratos, e cada quilômetro por hora conduzido a uma velocidade menor é melhor para as baterias do carro que vão durar mais.

AUTONOMIA

A ideia de Carrie Hampel explica que quanto menor a bateria, maior a autonomia. Simplificando: um motorista veloz vai reabastecer mais vezes. Resumindo, “dirigir rápido demais não é apenas perigoso, não faz sentido”, afirma o jornalista. “Além do mais, qual fabricante iria querer acomodar as pesadas baterias maiores necessárias para velocidade extra, que de outra forma não contribuem para o desempenho geral do carro”, indaga. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia