JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 24 de fevereiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Carros com câmbio automático serão a maioria no Brasil em 2019

O anuário prevê ainda que a participação dos veículos híbridos e elétricos deva beiras os 5% dentro de seis anos

08/02/2019 - 00:00:00.

Foto/ilustrativa


O câmbio automático é um sistema empregado em automóveis para troca de marchas Ele detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha. Desta forma, o sistema se propõe a manter a rotação do motor quase constante e o câmbio, automaticamente, faz a troca das marchas.

A empresa de consultoria Bright Consulting, publicou um estudo que pela primeira vez na história, o brasileiro comprará mais carros equipados com câmbio automático do que manual. De acordo com esse estudo, a presença da transmissão automática nos automóveis superará a marca de 50% sendo que essa atitude será cada vez maior, do mesmo jeito que o ocorreu com o ar-condicionado, ocupando 98% dos carros emplacados em 2008.
A pesquisa aponta que os câmbios automáticos tornaram-se uma tendência, pelo conforto proporcionado em situações de trânsito pesado tornando o câmbio tradicional um incômodo.

A VEZ DOS SUVs
O estudo também aponta que os SUVs, terão uma enorme participação de mercado de nada menos que 30% até 2025. Hoje eles beiram 20% das vendas. A chegada de novos modelos este ano, como o aguardado T-Cross, da Volkswagen, e a ampliação da família Tiggo, da CAOA Chery, sem dúvida confirma essa tendência.

HIBRIDOS E ELÉTRICOS
O anuário prevê ainda que a participação dos veículos híbridos e elétricos deva beiras os 5% dentro de seis anos. Parece pouco, mas significa um enorme avanço para um mercado em que seu custo é praticamente proibitivo. Apesar do otimismo, o estudo estima que as vendas no mercado brasileiro só voltarão aos níveis pré-crise em 2025.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia