JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Volks é multada em R$ 7,2 milhões por conta do Dieselgate no Brasil

A montadora pode recorrer em um prazo de 10 dias

07/02/2019 - 15:42:10.

Divulgação


Uma estimativa do IBAMA aponta que as 17 mil Amarok envolvidas no processo juntas emitiriam no meio-ambiente 100 toneladas de poluentes a mais do que o permitido

Com matéria assinada pelo jornalista Guilherme Blanco Muniz e publicada na revista Autoesporte, a Volkswagen do Brasil foi multada novamente na última semana em R$ 7,2 milhões por conta do episódio conhecido como Dieselgate.

A decisão é da Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que considerou que a montadora "violou a boa-fé que o fornecedor deve buscar nas relações de consumo". A montadora pode recorrer em um prazo de 10 dias.

Segundo a revista, a multa foi aplicada "em razão de uso de software que otimizava as emissões de óxidos de nitrogênio durante os testes laboratoriais, a fim de alterar os resultados sobre a emissão de poluentes". O caso afeta 17.057 unidades da picape Amarok a diesel, que foram vendidas no Brasil como ano/modelo 2011 (totalmente) e 2012 (parcialmente).

Em resposta à Autoesporte, a Volkswagen afirma que o caso da Amarok no Brasil é diferente do que acontece em outros países. Segundo a empresa, "o software não otimiza os níveis de emissões de NOx das picapes Amarok comercializadas no mercado brasileiro com o objetivo de atender os limites legais. Portanto, o os carros envolvidos atendem a legislação brasileira mesmo antes dos softwares serem removidos destes carros".

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia