JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de abril de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Radar: você sabe o que significam as cores das placas dos carros?

Além das placas cinzas e vermelhas, mais comuns, veículos têm também placas brancas, azuis, verdes, verde e amarelas e pretas

05/02/2019 - 08:42:59. Última atualização: 05/02/2019 - 15:52:37.

 Frase de Caminhão
“Sogra é como onça: todos têm que preservar, mas ninguém quer ter uma em casa”.

O CARRO DA SOGRA NO MOTEL
Um homem leva a amante a um motel e, quando lá chega, vê o carro da sogra estacionado em um dos boxes do motel. Era a chance que ele estava esperando de fazer a velha pagar todas as raivas que ele tinha passado nos últimos tempos. E surgiu uma boa ideia. O genro entra no carro da sogra, rouba o rádio, risca as portas e quebra o farol do carro da sogrinha.

No dia seguinte ele encontra a sogra furiosa cuspindo marimbondos e pergunta inocentemente o que tinha acontecido. A velha bastante irritada responde: emprestei o meu carro para a sua mulher ir à igreja, e veja o que aconteceu: roubaram meu som, riscaram a lataria e quebraram meu farol!!!!!!!

INIMAGINÁVEL
Você pode achar que é exagero, mas os custos de aquisição e manutenção de um Bugatti Veyron são astronômicos e inimagináveis. Apenas para um serviço de troca de óleo, o proprietário vai pagar 20 mil dólares, cerca de 75 mil reais.

INACREDITÁVEL
Já para trocar um conjunto de rodas e pneus, foi encontrado no eBay à venda o conjunto por 100 mil dólares – 373 mil reais. Para se ter uma ideia, no Brasil esse montante é suficiente para comprar três Toyota Corolla.

O PRIMEIRO
Em 15 de novembro de 1957, saía às ruas o primeiro automóvel fabricado em série no Brasil, com um índice de nacionalização de quase 60%: tratava-se da perua DKW. Era um carrinho feio, que mais parecia um carro de padeiro. Mas a perua andava bem e surpreendia pelo desempenho e economia.

 

Foi no bairro do Ipiranga, em uma área de 87.114 m², que foi instalada a fábrica da Vemag S/A. Fundada em 1955, essa empresa foi a responsável por lançar a perua DKW Vemag, uma cópia do modelo alemão DKW fabricado pelo grupo Auto Union. Seu lema era: “Brasileiros produzindo veículos para o Brasil”.

INICIO DO SEMÁFORO
Era 1914. Para acabar com os acidentes entre carros e carroças, Garret Morgan, dos EUA, projetou um sistema de controle de tráfego em “T” com três braços e sinais “STOP” e “GO” acionados à mão. A invenção foi um sucesso. Ele foi também o primeiro afro-americano a possuir um automóvel em Cleveland.

CORES DAS PLACAS DOS CARROS
Você sabe o significado das cores das placas de carros?
Cinza - Automóveis particulares
Branca - Automóveis oficiais
Vermelha - Veículos de aluguel (ônibus, caminhões e lotações)
Azul – Carros em teste de montadoras. Com as letras CC, são de consulados.
Verde - Carros usados por oficinas e lojas em teste- drives.
Verde e Amarela – Veículos de autoridades Federais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Preta – Modelos antigos originais – carros de colecionadores

THE FLASH
O avanço tecnológico fez com que a fabricação de um automóvel se tornasse muito mais rápida. O Fusca, primeiro carro da Volkswagen, criado em 1938, levava uma média de 40 horas para ficar pronto. Hoje, um Ford Ka é finalizado com menos de 8 horas na fábrica de Camaçari.

SÃO PAULO
Com 658.217 unidades, São Paulo foi mais uma vez, em 2018, o Estado com o maior número de licenciamentos do País. O volume de carros distribuídos pelos municípios paulistas representa 26,6% do mercado nacional, ou seja: a cada quatro carros vendidos no Brasil, um fica em São Paulo.

BELO HORIZONTE
Com o IPVA mais barato (a cobrança é de apenas 1% para veículos locadora), Belo Horizonte atraiu o licenciamento de frotistas a tal ponto que encerrou 2018 como a cidade que mais “vendeu” carros e comerciais leves, na frente da capital paulista (232.432): foram licenciados em BH 363.456 unidades em 2018, 75% de todos os veículos vendidos no Estado de Minas Gerais (480.406).

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia