JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 25 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Começa na segunda o pagamento do IPVA 2019

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado anualmente pela Receita Estadual

12/01/2019 - 00:00:00.

 

Começa na segunda-feira, dia 14, o pagamento do IPVA 2019, com o imposto a vencer para os carros emplacados com finais 1 e 2 (veja tabela). Conforme a grande imprensa tem divulgado, neste ano, o Governo de Minas dará desconto de 3% para quem quitar o IPVA em parcela única e mais 3% automaticamente sobre o valor do imposto dos veículos que tiveram todos os seus débitos (imposto, taxas e eventuais multas) pagos em dia nos anos de 2017 e 2018.

COTA ÚNICA
Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março. O valor mínimo para parcelamento é de R$ 150. O pagamento já pode ser feito em terminais de autoatendimento autorizados com o Renavam do veículo. Você pode baixar a guia de arrecadação pela internet.

PRA QUE SERVE
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado anualmente pela Receita Estadual. A metade desse valor fica no município onde o veículo foi emplacado, enquanto a outra metade vai para os cofres públicos e é utilizada em investimentos como saúde e educação. Este valor pago é determinado mediante o valor do automóvel, sendo cerca de 1% para veículos de locação e 2,5% para os demais.

COLETIVO
Por ser um imposto, o IPVA deixou de ter sua receita atrelada a uma aplicação específica. Os recursos não se restringem mais ao desenvolvimento do transporte e podem ser gastos com educação, saúde, entre outras áreas de atuação do governo.  

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia