JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Em busca de um lugar ao sol, Tiggo 5X chega a Uberaba custando R$ 86.990

Zibo Veículos, revenda Chery/Caoa em nossa cidade, já recebeu as primeiras unidades de teste-drive do Tiggo 5X, um SUV que tem metas ambiciosas para 2019

08/01/2019 - 00:00:00. Última atualização: 08/01/2019 - 07:07:10.

Foto/reprodução


Design do Tiggo 5X é imponente e muito agradável, nada que lembre o desenho dos carros chineses de antigamente


Na traseira, as lanternas são modernas e bonitas e o conjunto fecha em perfeita harmonia com a tampa do porta-malas



Sistema multimídia conta com uma tela de invejáveis 9 polegadas, sensível ao toque e com Android Auto e CarPlay

O Chery/Caoa Tiggo 5X é o segundo SUV da marca a chegar a Uberaba. O primeiro deles (Tiggo 2) chegou no início de dezembro e já movimenta bastante a Zibo Veículos, revenda da marca em nossa cidade.

O Tiggo 5X é um concorrente direto do Hyundai Creta, Honda HR-V. Na cola deles, Nissan Kicks e Jeep Renegade. Um pouco atrás, Ford EcoSport, Chevrolet Tracker e Renault Captur, só para citar alguns.

E a desova de SUVs prometida pela Caoa continua. No mês que vem saem das linhas de montagem o Tiggo 7, concorrente direto do Jeep Compass e no segundo semestre chega o Tiggo 8, um SUV de grande porte com sete lugares.

PREÇOS E VERSÕES
Produzido em Anápolis (GO), na mesma fábrica onde são feitos os Hyundai New Tucson e iX35, o Tiggo 5X começa a ser vendido em duas versões: Tiggo 5X T por R$ 86.990 e TXS (R$ 96.990). Na prática, ele será o substituto do antigo Hyundai Tucson (que saiu de cena na semana passada) em termos de custo-benefício e papel no mercado.

DESIGN
O design é moderno e vibrante, típico dos SUVs atuais, nada que lembre os carros chineses de outrora. O desenho é bem resolvido e a carroceria é bem avantajada, dando a impressão que o carro tem um tamanho bem maior do que se imagina. Na traseira, as lanternas são modernas e bonitas e o conjunto fecha em perfeita harmonia com a tampa do porta-malas.

MOTOR E CÂMBIO
Na mecânica, o SUV compacto da Caoa Chery traz um motor 1.5 turbo flex de 147/150 cv (gasolina/etanol), que é combinado a um câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem, o único do tipo oferecido no segmento.

EQUIPAMENTOS
Outro ponto forte do Tiggo 5X está na lista de equipamentos, que desde a versão de entrada traz chave presencial, sistema multimídia de 9 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,8″, piloto automático, seletor de modos de condução, retrovisores com aquecimento e rebatimento elétrico, controles eletrônicos de tração e estabilidade e lanternas e luzes diurnas de LED. Na configuração mais cara TSX, a lista de equipamentos ganha o reforço das rodas de liga leve de 18″ (17″ na versão T), bancos de couro com ajustes elétricos, teto solar panorâmico, airbags laterais e de cortina e a iluminação de cortesia nas soleiras.

ESPAÇO INTERNO
O espaço da cabine é bem razoável para cinco pessoas, mas o porta-malas de 340 litros não é dos mais volumosos na comparação com HR-V, Kicks e Creta. Está mais para EcoSport ou Renegade. Pelo menos há vários porta-trecos.

ACABAMENTO
O acabamento é interessante, bem como a lista de equipamentos. O estilo também agrada. Os bancos são forrados com tecido ou couro na versão TXS. Esta traz seis ajustes elétricos para o banco do motorista, volante de couro e sistema multimídia que conta com uma tela de invejáveis 9 polegadas, sensível ao toque e com Android Auto e CarPlay.

TECNOLOGIA
O Tiggo 5X traz câmera de ré ou a câmera 360 graus, teto solar panorâmico, airbags laterais e de cortina, som premium, faróis de neblina e rodas aro 18. Outros itens de conforto como partida sem chave, direção elétrica, ar-condicionado digital e controle de pressão e temperatura dos pneus. O carro tem ainda o Hill Hold, um mecanismo que segura o carro na subida ou na descida sem precisar pisar no freio.

CONFORTO
Ao entrar no veículo observa-se que a posição de dirigir do SUV agrada, com fácil acesso aos comandos e uma central multimídia fácil de operar. O banco do motorista tem um confortável apoio central para os braços, também do passageiro, porta-copos e porta-objetos bem distribuídos.

META AMBICIOSA
A marca espera vender nove mil unidades neste ano - os líderes do segmento alcançam esse volume em dois meses. Mas é um bom começo para uma empresa recém-chegada, que ainda tem limitações na capacidade de produção. Hoje são 65 pontos; até o fim do ano serão 111. O fato é que, com as 40 mil unidades projetadas, irá superar marcas tradicionais como Peugeot, Citroën, Mitsubishi e Mercedes-Benz. E será só o começo da ofensiva.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia