SAÚDE

Combate ao mosquito Aedes aegypti não será suspenso durante carnaval

Gisele Barcelos
Publicado em 07/02/2016 às 07:46Atualizado em 16/12/2022 às 20:11
Compartilhar

Arquivo/JM

Trabalho de bloqueio e o fumacê funcionarão durante os dias de feriado na cidade

Ações de combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chicungunya não serão suspensas por causa do feriado prolongado. Agentes estarão de plantão nos dias de carnaval para voltar a imóveis que estavam fechados na primeira tentativa de vistoria. Trabalho de bloqueio e o fumacê também funcionarão durante o recesso.

O prefeito Paulo Piau informou que o município terá ajuda financeira para arcar com horas extras e outras despesas adicionais. Com isso, será possível manter as ações de combate e aproveitar o feriado para tentar alcançar os imóveis que ainda não foram vistoriados pelos agentes de saúde.

“Nós estamos recebendo subsídios exatamente para que não haja interrupção do trabalho. Tem gente que trabalha durante a semana e a casa fica fechada, mas os dias de folga são momentos importantes para a gente encontrar as pessoas e fazer a devida conscientização. A dengue não tem trégua. Com calor e chuva, estamos em estado de guerra. Não existe carnaval para o mosquito da dengue”, reforçou.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, 50 agentes foram designados para trabalhar das 7h às 13h no sábado, na segunda (8) e na terça-feira (9). O grupo trabalhará no resgate de imóveis ainda não visitados na cidade.

Levantamento da pasta aponta que, em janeiro, 100.630 imóveis foram percorridos, mas apenas 60.575 foram vistoriados pelos agentes, para eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientação aos moradores. Outros 40.055 imóveis estavam fechados ou a entrada dos agentes não foi autorizada pelos proprietários. O número representa 39% do total.

Além disso, uma equipe de agentes foi mobilizada para continuar o trabalho bloqueio durante o feriado nos locais onde houver registro de casos suspeitos de dengue. Outra ação nos dias de folia será o fumacê. Oito veículos, sendo seis motofogs do município e duas caminhonetes UBV disponibilizadas pelo governo do Estado, circularão por diversos bairros nos dias de carnaval.

Na segunda-feira (8), as caminhonetes UBV circularão das 5h às 7h pelos bairros: Centro, Jardim Alexandre Campos e Vila Maria Helena. Já na terça-feira (9) será a vez do Bom Retiro, Cidade Jardim e Morada das Fontes. As motofogs vão percorrer nos dois dias de festa os pontos da cidade em que haverá programação de carnaval, como o Mercado Municipal, o Cemea Abadia, o Circo do Povo e também os clubes da cidade e as proximidades dos hospitais.

“Estamos vivendo o período em que a proliferação do mosquito é mais propícia, em função das chuvas alternadas com períodos de sol intenso. Por isso, montamos uma operação reforçada nos dias de feriado”, finalizou o secretário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por