SAÚDE

Recua número de casos de Aids em Uberaba, mas prevenção é importante

Nos últimos oito anos, houve uma redução de 16% da taxa de pessoas infectadas pelo vírus ao redor do globo

Michelle Rosa
Publicado em 20/07/2019 às 09:35Atualizado em 17/12/2022 às 22:41
Compartilhar

Arquivo

Rodrigo Molina lembra que a testagem é gratuita assim como todas as orientações e o tratamento necessário

Um novo relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), divulgado na terça-feira (16), aponta que o número de casos da doença aumentou 21% no Brasil desde 2010. Estamos na contramão do resto do mund nos últimos oito anos, houve uma redução de 16% da taxa de pessoas infectadas pelo vírus ao redor do globo.

Em Uberaba, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, em 2019 foram notificados 106 adultos e dez gestantes contra 129 adultos e nove gestantes em 2018.

Apesar dos números de notificações apontar uma redução no número de pessoas notificadas, o infectologista e coordenador do Ambulatório PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), Rodrigo Molina, destaca a importância da prevenção.

“Hoje é preciso falar em prevenção combinada, onde há o uso de vários recursos para prevenção do HIV e das outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Uma delas é o uso do preservativo; a outra, que ninguém fala, é a testagem – quem testa e se diagnostica começa a se tratar e impede a cadeia de transmissão do vírus. O tratamento precoce dos infectados, que têm o HIV controlado com vírus indetectável no sangue, é uma prevenção para que essas pessoas não transmitam a doença”, explica o médico.

O atendimento ambulatorial de prevenção medicamentosa do vírus HIV no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) em Uberaba é sigiloso e gratuito.

“É importante todos se cuidarem. Quem esteve exposto ao risco precisa fazer a testagem. A testagem é gratuita, assim como todas as orientações e o tratamento necessário. O HIV não mata para as pessoas que tratam”, destaca o infectologista.

Os tratamentos preventivos e acompanhamentos para HIV ou ISTs podem ser realizados no Ambulatório PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), podem ser agendadas por telefone (34) 3318-5530, ou ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na rua Marechal Deodoro, 32, no São Benedito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por