SAÚDE

Cegueira acontece de várias maneiras e em tipos diferentes de diabetes

Causada pelo excesso de açúcar no sangue, possui consequências graves, como a cegueira

Publicado em 25/05/2019 às 09:45Atualizado em 17/12/2022 às 21:07
Compartilhar

Foto/Divulgação

Aproximadamente, 90% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos possuem algum grau de acometimento ocular

Com a tecnologia progredindo rapidamente, o ser humano se acostumou com alimentação rápida. Assim os alimentos industrializados possuem grande quantidade de gordura e açúcar. Este açúcar em excesso no sangue acarretará problemas severos, como a diabetes. Causada pelo excesso de açúcar no sangue, possui consequências graves, como a cegueira.

Segundo a médica Márcia Simões da Eden Clínica, em Curitiba, “o maior previsor de complicações são os picos de hiperglicemia no sangue do paciente. Estudos demonstram que 90% das pessoas com diabetes há mais de 20 anos possuem algum grau de acometimento ocular (retinopatia)”, ou seja, pacientes com longo histórico de diabetes são altamente propensos à cegueira.

De acordo com a médica, os tipos de diabetes interferem no risco de desenvolver a doença: “O risco de desenvolver a doença em um paciente com DM tipo 1 pode ser aumentada pelo maior tempo de doença que o paciente possui. Esse problema, porém, pode ser evitado mantendo sempre a doença bem controlada”, isto é, os cuidados são extremamente essenciais, pois, mesmo tendo a doença, há chance de controle dela.

Para a médica, “o ideal para os pacientes com DM tipo 1 é consultar com o oftalmologista assim que descobrir a doença e pacientes com DM tipo 2 consultar após 5 anos do diagnóstico da diabetes. É feito o exame de fundo de olho, muito simples, onde já se pode identificar se existem ou não alterações”, ou seja, o acompanhamento de um especialista é fundamental, pois, com o tratamento, terá mais eficácia. A médica ressalta ainda, que a procura por um especialista deverá ser imediata. “Qualquer médico está apto para diagnosticar e tratar a doença, porém o médico clínico geral e o endocrinologista são os que mais acompanham a doença”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por