SAÚDE

Placa fotovoltaica instalada no HC-UFTM irá gerar economia anual de 3,8 mil

Os recursos poupados no consumo de eletricidade passam, gradativamente, a ser direcionados para a compra de insumos e medicamentos

Publicado em 19/05/2019 às 15:55Atualizado em 17/12/2022 às 20:54
Compartilhar

Foto/divulgação

Ao todo, são 15 placas fotovoltaicas instaladas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em uma área de laje impermeabilizada. O espaço converte a energia solar ao mesmo padrão que já utilizado na unidade hospitalar. Segundo o HC-UFTM, nessa etapa piloto, a quantidade produzida é suficiente para manter em funcionamento três aparelhos de ar-condicionado durante o dia, o que proporciona uma economia anual de R$ 3,8 mil na conta de eletricidade.

Para a gerente Administrativa do HC, Maria Cristina Strama, a iniciativa é um investimento de médio prazo, pois os recursos poupados no consumo de eletricidade passam, gradativamente, a ser direcionados para a compra de insumos e medicamentos, beneficiando o atendimento aos pacientes.

O sistema também reduz a temperatura dos ambientes localizados abaixo da instalação. "Um dos motivos de aquecimento do prédio é a absorção parcial do calor proveniente da incidência solar. As placas transformam parte dessa radiação em energia e refletem outra parte, criando uma área de sombra", explicou o engenheiro Álvaro Aparecido Santiago.

O engenheiro eletricista Wesley Amâncio de Melo afirmou que, com a novidade, o HC-UFTM é a primeira instituição hospitalar em Uberaba a investir nesse tipo de energia. “Isso evita a necessidade de aumentar a infraestrutura elétrica. O projeto servirá de experiência para avaliarmos a possibilidade de instalação em toda a cobertura do hospital”, acrescentou.

Ainda segundo o HC-UFTM, nesse projeto-piloto foram investidos R$ 27,7 mil, recurso do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As placas têm 25 anos de garantia. A estrutura foi implantada no final do primeiro trimestre do ano.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por