SAÚDE

18 de Maio: dia de mobilização da sociedade a combater o abuso sexual infantil

Psicóloga explica que é necessário conscientizar adultos, crianças e adolescentes

Raiane Duarte
Publicado em 17/05/2019 às 17:33Atualizado em 17/12/2022 às 20:53
Compartilhar

O calendário neste sábado (18) é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro. A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos infantis.

Segundo a psicóloga Sandra Pimenta, são raros os casos em que o abusador é alguém estranho, pois geralmente ele faz parte da família ou do núcleo de convívio familiar.

“É um processo que tem um jovem ou uma criança que não tem voz. Muitas vezes elas não estão sendo ouvidas, é um sofrimento, uma solidão”, alerta a especialista. Sandra Pimenta ainda esclarece que vitima geralmente não consegue denunciar sozinha. “Então essa dor não cessa, a denúncia é importante, mas a conscientização com os próprios jovens e crianças do que é permitido também é. Explicar quais os toques que são permitidos e quais não, em que partes do corpo são”.

A psicóloga ainda complementa que é preciso ensinar à criança que ele deve conversar com um adulto de confiança caso uma situação assim venha a acontecer.

O último balanço divulgado, do primeiro semestre de 2018, registrou 36.757 denúncias no país, com maior índice na região sudeste, no estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os dados são de denúncia de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes coletadas nos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, incluindo Disque 100, Ouvidoria Online, Clique 100, aplicativo Proteja Brasil e nos canais presenciais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por