SAÚDE

Farmácia Solidária concorre a premiação de boas práticas

Finalista no Prêmio Mineiro de Boas Práticas, Uberaba recebeu ontem comissão técnica da premiação para visitar in loco a sede da Farmácia Solidária

Gisele Barcelos
Publicado em 16/04/2019 às 23:17Atualizado em 17/12/2022 às 19:58
Compartilhar

Arquivo

Finalista no Prêmio Mineiro de Boas Práticas, Uberaba recebeu ontem comissão técnica da premiação para visitar in loco a sede da Farmácia Solidária. O projeto concorre na categoria Gestão da Saúde e o resultado será anunciado durante solenidade em Belo Horizonte no próximo mês. 

Na visita in loco, a comissão técnica conheceu de perto o funcionamento do projeto e o balanço do primeiro ano da farmácia, criada em agosto de 2017. A Farmácia Solidária atende com a entrega de remédios da farmácia básica do SUS e também com a doação de medicamentos. Ao todo, estima-se que 200 pessoas são atendidas diariamente.

Conforme o prefeito Paulo Piau (MDB), o projeto Farmácia Solidária está sendo exemplo para diversos municípios. Ele ressalta que todo o processo de triagem dos medicamentos é feito por uma equipe técnica, diminuindo o desperdício “O que antes poderia acabar no lixo, hoje é distribuído de forma consciente”, declara.  

Já o responsável pelo Departamento de Assistência em Farmácia, Rodrigo Rodrigues Silva, pondera que a Farmácia Solidária já contabiliza 650 novos tipos de medicamentos que passaram a cooperar com a lista pública e ampliar o total de itens disponíveis à população. Além disso, no primeiro ano de operação, foi gerada uma economia de R$389 mil para a comunidade.

Os números também comprovaram que o projeto conseguiu evitar o descarte de mais de 15 milhões de unidades de medicamentos, que poderiam ser inutilizados de maneira incorreta ou vencidos nas casas. Outro ponto citado é a parceria da Farmácia Solidária e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para a oferta de medicamentos diretamente para as unidades.  

Na atual edição do prêmio, foram avaliados 119 projetos, divididos em três de cada eix Gestão Administradora, Gestão Assistência Social e Gestão da Saúde. A premiação será entregue no dia 14 de maio, durante 36º Congresso Mineiro de Municípios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por