SAÚDE

Cientistas de Israel apresentam primeiro coração impresso em 3D a partir de tecidos humanos

Órgão tem o tamanho de uma cereja e é o primeiro a ser criado com células e vasos sanguíneos de um paciente

Publicado em 15/04/2019 às 16:39Atualizado em 17/12/2022 às 19:56
Compartilhar

Jack Guez / AFP

Cientista mostra um coração criado em impressora 3D usando tecidos humanos

Equipe da Universidade de Tel Aviv, em Israel, apresentou nesta segunda-feira (15) um protótipo de coração humano impresso com tecnologia 3D. O órgão tem tecidos humanos e vasos sanguíneos de um paciente e é visto como grande avanço no tratamento de doenças cardiovasculares e na prevenção da rejeição dos transplantes. Os cientistas apresentaram o coração inerte do tamanho de uma cereja imerso em um líquido.

“É a primeira vez que se imprime um coração integralmente com suas células e seus vasos sanguíneos. Também é a primeira vez que se utiliza matéria e células procedentes do paciente", afirmou o professor Tal Dvir, diretor da equipe de pesquisa. Ele explicou que um coração em três dimensões já havia sido impresso antes, “mas não com células e vasos sanguíneos”.

Contudo, os cientistas ainda destacam que será necessário superar muitos obstáculos antes que corações em 3D possam ser usados em transplantes. “Talvez em 10 anos existam impressoras de órgãos nos melhores hospitais do mundo e estes processos acontecem de modo rotineiro”, afirmou o professor.

*Com informações do jornal O Globo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por