SAÚDE

OMS estima que em 2050 mais da metade da população mundial tenha miopia

O aumento de casos já alcançou patamar de epidemia em alguns países

Publicado em 14/04/2019 às 20:38Atualizado em 17/12/2022 às 19:58
Compartilhar

Ilustrativa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2020, cerca de 35% da população mundial tenha miopia e, em 2050, o número possa alcançar 52%. No sudeste da Ásia, estima-se que 90% dos jovens sejam míopes.

De acordo com o oftalmologista Guilherme Diehl, a miopia está relacionada a um aumento do tamanho do órgão. “É um erro refracional que ocorre quando o olho cresce demais. A refração não ocorre em cima da retina, como deveria ser, mas antes dela, deixando a visão de longe embaçada”, afirma.

Guilherme destaca também que o problema surge na infância ou adolescência. Além de ter a visão borrada para objetos distantes, ser míope aumenta o risco de problemas como descolamento de retina e degeneração macular, que pode levar à cegueira.

Antes, tida como um problema exclusivamente hereditário, atualmente, a miopia pode estar relacionada ao estilo de vida das pessoas. E, apesar de gerar dúvida entre os cientistas, já se sabe que há relação direta com o fato de as crianças passarem menos tempo em ambientes abertos.

Portanto, recomenda-se que permanecer mais tempo em ambientes abertos. Outra dica é limitar o tempo de uso das telas, pois, segundo Guilherme, é cientificamente comprovado que a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica para a retina.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por