SAÚDE

Hospitais oferecem tratamento para transtornos alimentares

Os transtornos alimentares estão associados à depressão, transtorno de personalidade, abuso de drogas, entre outros

Publicado em 13/04/2019 às 13:03Atualizado em 17/12/2022 às 19:54
Compartilhar

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo sofrem com transtornos alimentares. A anorexia nervosa, a compulsão alimentar e a bulimia nervosa são patologias reconhecidas e enquadradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doenças mentais. A fim de orientar e tratar pacientes que sofrem com esses distúrbios, os hospitais da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, oferecem programas especializados.

Os transtornos alimentares estão associados à depressão, transtorno de personalidade, abuso de drogas, entre outros. São caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo, à obesidade ou a outros problemas físicos. Podem afetar desde crianças até adultos, mas são mais comuns na adolescência.

A anorexia é caracterizada por uma severa restrição alimentar, medo intenso do ganho de peso e distorções da própria imagem corporal. Já na bulimia, a pessoa ingere um número grande de alimentos e, logo em seguida, motivada pelo medo do ganho de peso, expele os alimentos, seja por indução do vômito, seja pela ingestão de laxantes. E a compulsão alimentar, ao contrário do que acontece nos episódios bulímicos, não é seguida de expulsão destes alimentos do corpo. Deste modo, ao contrário dos outros dois transtornos, a doença resulta em sobrepeso ou obesidade.

Minas – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) criou o Programa de Transtornos Alimentares (Protal), o primeiro serviço para esse tipo de atendimento na região. A atividade é direcionada ao município de Juiz de Fora e às cidades do entorno. Em Belo Horizonte, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), o Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia realiza, em média, 100 atendimentos por mês. O tratamento é multiprofissional, com abordagem clínica, psiquiátrica e psicológica, buscando criar condições para a recuperação do peso corporal e dos hábitos alimentares normais.

Bahia – Outro exemplo é o Ambulatório de Transtorno Alimentar do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com 12 anos de atividade, o ambulatório é o único do estado, e referência no tratamento da bulimia e anorexia.

Ceará – Em Fortaleza, o Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares (Cetrata) atua como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), e funciona no ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). O Centro atende pessoas de ambos os sexos que sofrem de anorexia nervosa, bulimia nervosa e obesidade e compulsão alimentar. Dispõe de equipe interdisciplinar, com estagiárias de psicologia, nutrição e fisioterapia.

Ebserh – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. São unidades que têm características específicas por atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, por apoiar a formação de novos profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a sua natureza educacional, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por