SAÚDE

Especialista alerta sobre os principais problemas para a saúde da mulher

Hoje, nós, mulheres, desempenhamos várias funções e acabamos descuidando da saúde

Publicado em 23/03/2019 às 10:35Atualizado em 17/12/2022 às 19:15
Compartilhar

Foto/Divulgação

Atividade física e boa alimentação ajudam na prevenção de doenças

No mês de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data reconhecida mundialmente e que se transformou em um ótimo momento para a reflexão, especialmente quando envolve cuidados com a saúde. Afinal de contas, na correria do mundo moderno, fica cada vez mais difícil tirar alguns minutos do dia para cuidar da saúde, particularmente quando tratamos das mulheres, que, em geral, cumprem a famosa “dupla jornada”.

Segundo a ginecologista Márcia Araújo (do aplicativo médico Docway), as múltiplas funções da mulher e a falta de tempo para cuidar com atenção da própria saúde acabam por aumentar o número de casos de doenças. E as três que mais afetam as mulheres atualmente são câncer de mama, depressão e câncer de colo de útero. Por isso, a especialista alerta sobre a importância dos cuidados, mesmo com essa rotina agitada.

“Após muita luta, nosso papel na sociedade está evoluindo muito. Hoje, nós, mulheres, desempenhamos várias funções e acabamos descuidando da saúde. O que não pode acontecer é a negligência com os cuidados pessoais”, explica a especialista.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no Mundo, correspondendo a 29% de novos casos de câncer todos os anos.

Sobre a depressão, estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertam que até o ano de 2020 será a doença com maior impacto no mundo.

Quanto ao câncer de colo de útero, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que esse tipo de câncer é considerado um dos mais importantes problemas de saúde pública do mundo. Só no ano de 2016 foram estimados mais de 16 mil casos novos de câncer do colo do útero no Brasil, o que significa 15 novos casos a cada 100 mil brasileiras.

A médica lembra que as melhores formas de cuidado e prevenção são as mais conhecidas. Ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e ir ao médico regularmente são algumas atitudes básicas para quem busca qualidade de vida e longevidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por