SAÚDE

Cuidado: nem toda tosse deve ser negligenciada

Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo

Publicado em 20/03/2019 às 14:44Atualizado em 17/12/2022 às 19:11
Compartilhar

Foto/reprodução

Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1982, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado anualmente em 24 de março e tem objetivo de conscientizar a população sobre a doença. A data foi criada em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo que causa a doença, pelo médico Robert Koch.

De acordo com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, vinculado ao Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Estima-se uma prevalência de 50 milhões de infectados com cerca de 111.000 casos novos e 6.000 óbitos, ocorrendo anualmente. Estimativas da OMS apontam que um terço da população mundial está infectada pelo bacilo da tuberculose, o que corresponde a dois bilhões de pessoas. De acordo com a Organização, essa é uma das doenças que mais mata no Brasil.

Segundo a pneumologista do Hospital Santa Genoveva, Drª Bruna Zanatta Franco, o gênero masculino que estão no grupo etário entre 45 e 59 anos apresentam as maiores taxas de incidência. “A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa e é transmitida pela respiração, através das gotículas suspensas no ar. É uma doença que, desde que seja diagnosticada precocemente, tem cura”, afirma a pneumologista.

“É importante prevenirmos a transmissão da doença, fazendo o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. O tratamento deve ser feito por, no mínimo, seis meses, diariamente e sem interrupção. Além disso, vale ressaltar que a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano”, finaliza a médica. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por