SAÚDE

A cada 46 minutos uma pessoa tenta suicídio no Brasil, diz Ministério da Saúde

O CVV recebe cerca de 70 ligações por dia e a procura aumentou com o desenvolvimento da internet

Publicado em 19/03/2019 às 17:09Atualizado em 17/12/2022 às 19:08
Compartilhar

A campanha anual de prevenção ao suicídio foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (18) e promove ações em todo o país durante esta semana. Dados do Ministério da Saúde mostram que a cada 46 minutos uma pessoa tenta tirar a própria vida no Brasil, o que representa aumento de 2,3% em um ano. No mundo, o suicídio já é a 4ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e os homens são mais vulneráveis. 

O CVV atende de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone (Disque 188), e-mail e também chat 24h por dia, promovendo apoio emocional e prevenção ao suicídio. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. 

Segundo a vice-coordenadora de estudos e desenvolvimento de voluntários do CVV, Norma Moreira, o centro recebe cerca de 70 ligações por dia e a procura aumentou com o desenvolvimento da internet. “As redes sociais aproximaram quem está longe, mas afastou quem está perto. No momento da dor, da angústia, da necessidade do desabafo, a pessoa precisa de alguém perto”, explica Norma, destacando que as perdas, solidão e depressão são os principais motivadores da procura e diz que é importante ter apoio nas horas difíceis.

Obtenha mais informaçõessobre os sinais de identificação do suicídio e como ajudar uma pessoa sob risco de tirar a própria vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por