SAÚDE

Dificuldade em manter atenção é sintoma da DIS

Outros comportamentos que podem indicar a Disfunção são aversão ao toque, não gosta de se sujar e recusa cuidados pessoais.

Publicado em 16/03/2019 às 11:37Atualizado em 17/12/2022 às 19:03
Compartilhar

Alguns comportamentos que podem indicar uma Disfunção de Integração Sensorial, conforme cita Patrícia de Fátima Silva, fisioterapeuta, também com formação em Integração Sensorial, sã dificuldade em manter a atenção em sala de aula ou em brincadeiras mais complexas; esbarrar constantemente nos objetos ao redor; derrubar coisas sem querer e dificuldade em graduar a força durante as brincadeiras ou a escrita.

Outros comportamentos que podem indicar a Disfunção de Integração Sensorial (DIS), de acordo com Patrícia Silva, sã comportamento hiperativo ou desatento; aversão ao toque, não gosta de se sujar ou gosta de se sujar com lama, tinta e não se sente incomodado; recusa aos cuidados/higiene pessoal (a tomar banho, escovar os dentes, pentear ou cortar o cabelo, cortar as unhas, etc); anda na ponta dos pés; dificuldade em se alimentar, não aceita alimentos com texturas e cheiros diferentes ou coloca a boca/lambe coisas não comestíveis (objetos, brinquedos, corpo, roupas); evita ambiente com muitas pessoas e ambientes barulhentos ou busca por barulhos altos; oscilação de humor de forma que chama a atenção; problemas de linguagem (fala, leitura e escrita); problema na articulação da fala sem razão aparente e pouca resposta à dor ou sensível a dor, etc.

“Enfim, são estímulos que evitam sensações e buscam sensações, e, de modo geral, todos nós temos falha(s) no processamento sensorial, em menor ou maior proporção. No entanto, é a frequência, intensidade, duração e o impacto funcional desses sintomas que determinam a disfunção”, afirma Patrícia.

Dessa maneira, como consequência, uma vez detectada a Disfunção de Integração Sensorial e não realizado o tratamento adequado e com profissional capacitado, o indivíduo poderá apresentar problemas em sua autoestima, prejuízo na socialização, desvios de comportamento, permanecer com déficit motor, déficit sensorial, atraso na comunicação/fala e linguagem, déficit de atenção e aprendizagem, entre outros.

Em Uberaba, duas profissionais estão capacitadas nessa área: Lígia Barbosa de Oliveira, terapeuta ocupacional, e Patrícia de Fátima Silva, fisioterapeuta. Elas realizam atendimento integrado através do Método de Integração Sensorial, com enfoque em Neuropediatria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por