SAÚDE

Integração sensorial é recurso terapêutico para crianças com necessidades especiais

Intervenção terapêutica é realizada em um ambiente organizado sensorialmente, contendo atividades e estímulos dirigidos

Publicado em 16/03/2019 às 11:30Atualizado em 17/12/2022 às 19:03
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Fot Divulgação

A intervenção terapêutica é realizada em um ambiente organizado sensorialmente

A Terapia de Integração Sensorial consiste em um programa de tratamento elaborado a partir de uma criteriosa avaliação do Perfil Sensorial (tátil, olfativo, visual, auditivo, gustativo, proprioceptivo e vestibular) e de comportamentos da criança, a fim de proporcionar uma melhor reorganização neurofuncional global, adequando às necessidades individuais e garantindo melhores resultados.

Processamento sensorial é o nome que está relacionado à Integração Sensorial, sendo uma habilidade do sistema nervoso central de absorver, processar e organizar respostas adequadas às informações trazidas pelos sentidos. Para estimular o processamento sensorial de forma eficaz, a intervenção terapêutica é realizada em um ambiente organizado sensorialmente, contendo atividades e estímulos dirigidos que facilitem na aquisição de habilidades de vida diária, motoras e acadêmicas, comenta Lígia Barbosa de Oliveira, terapeuta ocupacional, com formação em Integração Sensorial. A criança, com a orientação de um profissional capacitado, aprenderá a brincar de forma eficaz, produzindo aprendizagem e processamento organizado das informações sensoriais, durante a realização de atividades que envolvem movimento e muitos estímulos sensoriais.

Segundo Lígia, falhas nas etapas do Processamento Sensorial ou a Disfunção de Integração Sensorial (DIS) afetam a habilidade do indivíduo de perceber e de memorizar informações, de interpretá-las e/ou de organizá-las, e, assim, revertem-se em respostas inadequadas ou comportamentos ineficientes. A DIS pode estar presente em atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor, problemas de atenção e comportamento, distúrbios de aprendizagem, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), síndromes genéticas, prematuridade, deficiência mental, física ou sensorial e, primordialmente, no Transtorno do Espectro Autista (TEA), podendo afetar o desempenho escolar, habilidades do cotidiano e todo o processo de aprendizagem.

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