SAÚDE

Nutricionista alerta para a elevada concentração de agrotóxicos nos alimentos

Deixar os alimentos de molho em solução de bicarbonato de sódio minimiza a quantidade de agrotóxico na casca

Letícia Morais
Publicado em 16/03/2019 às 11:24Atualizado em 17/12/2022 às 19:03
Compartilhar

Fot Divulgação

Por isso, Kézia Colleti indica o consumo de alimentos da safra e orgânicos

Deixar os alimentos de molho em solução de bicarbonato de sódio (uma colher de sopa para cada litro de água por 15 minutos) minimiza a quantidade de agrotóxicos presentes na casca do alimento. No entanto, a nutricionista Kézia Colletti pondera que os agrotóxicos não são eliminados. “Se fosse tão fácil remover os resíduos dos alimentos, como se explicaria que, mesmo após o processamento deles, ainda há resíduos nos industrializados?”, questiona.

A especialista classifica como gravíssima a situação de uso de agrotóxicos no Brasil. “Não há fiscalização, usa-se quantidades muito maiores do que as permitidas por lei. A população precisa ser conscientizada e cobrar do governo medidas para diminuir o veneno da nossa comida. Por isso, priorize os alimentos orgânicos sempre que possível”, orienta.

Os alimentos devem ser higienizados após 30 minutos de geladeira ou ao chegar em casa. “Na temperatura ambiente, o alimento tende a absorver a água da lavagem, já que o líquido está na mesma temperatura, o que acaba levando o veneno que estava na superfície ou casca para o interior do vegetal”, explica Kézia Colletti.

Prefira os alimentos da época. No período de safra, a nutricionista afirma que as frutas têm melhor qualidade nutricional, são mais frescas, têm mais sabor e são mais baratas. “Fora da estação adequada, é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenham recebido cargas maiores de agrotóxicos”, alerta.

Outra dica da especialista é procurar feiras de pequenos produtores, preferencialmente orgânicas, assim como conhecer de perto o trabalho dos agricultores orgânicos para saber sempre a procedência dos alimentos.

“Comer uma variedade de frutas e legumes frescos é fundamental para manter a dieta e o estilo de vida saudáveis. No entanto, o número crescente de surtos de origem alimentar relacionados com a utilização de pesticidas nos produtos agrícolas tornaram a segurança alimentar um assunto importante nos últimos anos”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por