SAÚDE

Anvisa detecta 90 marcas ilegais de cigarro sendo vendidas no Brasil

Dessa forma, ao vender produtos ilegais, os comerciantes sabotam os efeitos dessa política

Publicado em 15/03/2019 às 13:08Atualizado em 17/12/2022 às 19:00
Compartilhar

Foto/ reprodução

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista com 90 marcas de cigarro que são comercializadas irregularmente no Brasil. Segundo o comunicado, o grande problema desses produtos é o fato de que, por não pagarem impostos, eles ficam mais baratos e, portanto, mais acessíveis a crianças e adolescentes.

Estima-se que, em 2017, 38,5% do total de cigarros consumidos no Brasil eram ilegais, de acordo com relatório do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O documento aponta também que esses produtos atraem especialmente as pessoas de menor renda e educação. Tanto que os maços ilegais representam mais de 50% do consumo entre fumantes com menos de oito anos de escolaridade.

O preço mais alto dos itens regularizados se deve a uma ação adotada pelos países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a redução do tabagismo. Ou seja, o Brasil obriga os fabricantes a pagarem impostos consideravelmente pesados, que torna o cigarro caro e, portanto, menos conveniente no dia a dia.

Dessa forma, ao vender produtos ilegais, os comerciantes sabotam os efeitos dessa política.

Curiosamente, entre 2012 e 2016, o consumo de cigarros legais diminuiu – junto com uma queda na prevalência de fumantes. Já as versões irregulares ganharam popularidade, infelizmente.

Além do perigo relacionado aos menores de idade, há o risco da falta de testes de qualidade. Ora, se qualquer cigarro já faz mal por todas as suas substâncias nocivas, imagine nos maços em que não há qualquer controle de qualidade.

“Diante da prevalência de quase 40% do consumo de cigarros ilegais no Brasil, iniciativas que visam coibir essa tendência devem ser estimuladas, com o fim de aprimorar as políticas de combate ao tabagismo no país”, afirma, em comunicado à imprensa, o supervisor da Gerência Geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos, Derivados ou não do Tabaco (GGTAB), Renato Alencar Porto.

Lembrando que, de qualquer forma, não existem níveis seguros de uso de derivados do tabaco. Para evitar seus prejuízos, só abdicando das baforadas – e ficando longe da sua fumaça.

Para saber se alguma marca de cigarro está registrada na Anvisa, consulte a página da agência

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por