SAÚDE

Transtorno bipolar atinge 2% da população brasileira

Caracterizada por oscilações do humor, o paciente pode apresentar quadro de euforia a depressivo prolongado

Letícia Morais
Publicado em 16/02/2019 às 09:16Atualizado em 17/12/2022 às 18:15
Compartilhar

Jairo Chagas

O médico psiquiatra Messias Cardoso considera a doença totalmente passível de tratamento nos dias atuais

O transtorno do humor bipolar acomete cerca de 1% a 2% da população brasileira e é uma doença caracterizada por oscilações do humor. Segundo o médico psiquiatra Messias Pereira Cardoso, essas oscilações podem ir de um quadro de euforia a depressivo prolongado. “Na euforia, o paciente se apresenta inquieto, agitado, aumento da fala, do fluxo do pensamento e pode apresentar certos comportamentos de risco, como gastos excessivos e endividamento financeiro”, explica.

De acordo com o psiquiatra, o quadro depressivo costuma durar mais tempo e se assemelha bastante a uma depressão típica, com perda dos prazeres, tristeza, crises de choro, falta de energia e pensamentos de morte. “Outros sintomas muito importantes associados ao transtorno bipolar são uma grande irritabilidade e intolerância no dia a dia, ansiedade extrema, hiperatividade, insônia e aumento do apetite”, ressalta o especialista.

Messias Cardoso considera ser uma doença de fundo genético associada aos traumas ambientais, sendo totalmente passível de tratamento nos dias atuais. “Com o tratamento medicamentoso e psicoterápico, há recuperação importante da qualidade de vida da pessoa”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por