SAÚDE

Urologistas alertam sobre uso de remédio contra impotência

Especialistas alertam que os medicamentos para disfunção erétil não podem ser usados de forma aleatória

Publicado em 15/12/2018 às 10:08Atualizado em 17/12/2022 às 16:29
Compartilhar

Foto/Divulgação

Especialistas alertam que os medicamentos para disfunção erétil não podem ser usados de forma aleatória

O uso prescrito de medicamentos contra a disfunção erétil reativa a vida sexual de homens impotentes e recupera a autoestima. “O uso inadequado desses comprimidos, comprados na farmácia sem receita médica, pode fazer mal à saúde”, alertam urologistas e outros especialistas.

Em entrevista à Agência Brasil, o especialista Paulo Aguiar, do Conselho Federal de Psicologia, disse que o chamado uso “recreativo” desses medicamentos é “um grande sintoma da sociedade”. “Isso (o uso do Viagra) preenche vazios e inseguranças do sujeito”, analisou.

Aguiar ressalta que o uso indevido de remédios contra a impotência expõe homens clinicamente saudáveis à dependência psicológica e reafirma padrões sociais nem sempre positivos, em que prepondera a virilidade masculina.

Alex Sandro Baiense, do Conselho Federal de Farmácia, aponta que o caso de Willian é generalizável. “Há um abuso do uso desse tipo de medicamento por pessoas que não têm quadro clínico que justifique a necessidade de recorrer a esse medicamento. Fica mais no campo do uso recreativo, da questão performática para causar impressão”. Ele lembra que a orientação aos farmacêuticos é de que “qualquer medicamento esteja com a indicação adequada”.

“Nenhuma medicação pode ser usada de forma aleatória e simplesmente alguém chegar à farmácia e comprar. Medicina não funciona assim. Medicina funciona quando há consulta médica; tem que haver uma orientação”, aconselha o urologista Carlos da Ros.

“A gente tem um universo pequeno de pessoas que têm contraindicação absoluta de usar esse tipo de medicação, mas há um universo grande de sintomas e sinais que podem ocorrer com o uso da medicação. Quando o paciente não é alertado sobre isso, ele acaba se surpreendendo com o efeito colateral”, acrescenta o urologista Osei Akuamoa Jr.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por