SAÚDE

Tech neck é doença causada pelo uso excessivo de celular, explica fisioterapeuta

Danielle Aveiro alerta que a inclinação frequente da cabeça para baixo provoca sinais de envelhecimento mais rápidos

Letícia Morais
Publicado em 15/12/2018 às 09:54Atualizado em 17/12/2022 às 16:29
Compartilhar

Foto/Fábio Braga

Na avaliação de Danielle Aveiro, a prevenção está em manter-se na posição correta, com a cabeça na linha do horizonte

Já parou para pensar quanto tempo do seu dia você passa olhando para o celular ou tablet? “O uso desses dispositivos técnicos está acelerando o processo de envelhecimento na área do pescoço, formando a famosa papada que aflige várias pessoas”, afirma a fisioterapeuta dermatofuncional Danielle Aveiro.

Tech neck é o nome dado à patologia da modernidade ou, segundo Danielle, pescoço tecnológico. “É causado pela deformação do tecido adiposo da região do queixo, inclinação excessiva do pescoço para baixo, causando fraqueza muscular, flacidez, lesões articulares na coluna, hérnia de disco e dores crônicas”, explica.

Danielle Aveiro alerta que a inclinação frequente da cabeça para baixo, a fim de olhar o celular, tablet ou outro dispositivo, provoca sinais de envelhecimento mais rápidos, com difíceis tratamentos.

Para aqueles que já sentem dores e desconfortos causados pelo tech neck, recomenda-se a prática de atividades físicas para suavizar as dores na coluna. “Caminhar também ajuda de forma geral o corpo. Os alongamentos específicos para o cervical e dos membros inferiores também dão maior sustentabilidade à coluna”, analisa. Já quem passa muito tempo sentado no trabalho, deve, a cada uma hora, levantar, caminhar e alongar para não sobrecarregar a articulação.

Na avaliação de Danielle, a prevenção está em manter-se na posição correta, posicionando a cabeça na linha do horizonte, ou seja, o aparelho eletrônico deve ficar entre os ombros e as orelhas, de modo que o pescoço não seja forçado para baixo. “Mesmo quando mexer nos dispositivos, deve-se manter a cabeça em um ângulo de 0 grau e a postura alinhada. O celular deve ser erguido na direção dos olhos”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por