SAÚDE

Mortalidade do melanoma aumenta entre homens

As maiores taxas foram encontradas na Austrália, país com maior prevalência de melanoma no mundo

Publicado em 12/12/2018 às 17:24Atualizado em 17/12/2022 às 16:20
Compartilhar

A taxa de mortalidade do melanoma maligno entre os homens aumentou no mundo inteiro, enquanto entre as mulheres se manteve estável ou até diminuiu, segundo análise global divulgada nesta semana durante a Conferência do Câncer do NCRI 2018.

Os autores coletaram dados provenientes da Organização Mundial de Saúde, com foco em 33 países, no período de 1985 a 2015, levando em conta as especificidades de cada região. Alguns países têm população envelhecida, enquanto em outros os jovens predominam.

A mortalidade do melanoma maligno entre os homens foi maior que a das mulheres em todos os casos, com exceção da República Tcheca. As maiores taxas foram encontradas na Austrália, país com maior prevalência de melanoma no mund 5,72 mortes por 100.000 homens e 2,53 por 100.000 mulheres. Em seguida vem a Eslovênia, com 3,86 mortes por 100.000 homens e 2,58 em 100.000 mulheres. O Japão registra os menores números: 0,24 em homens e 0,18 em mulheres.

Segundo a Dra. Dorothy Yang, médica do Royal Free London NHS Foundation Trust, pontua que são necessários mais estudos para comprovar os motivos dessa tendência. O trabalho é preliminar e ainda não foi publicado em uma revista científica.

Dra. Dorothy informa que há evidências de que os homens têm menos propensão a se proteger do sol e se engajar em campanhas de conscientização sobre melanoma. Diferenças biológicas também estão sendo investigadas, para verificar se contribuem paraa disparidade entre os gêneros.

A exposição à radiação ultravioleta é o principal fator de risco para o desenvolvimento do melanoma. A doença pode ser prevenida com medidas simples, como usar diariamente filtro solar com FPS alto e evitar sair ao ar livre entre as 10h e 16h, horários de pico da radiação ultravioleta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por