SAÚDE

Uma em cada dez pessoas desenvolve transtorno do pânico, afirma psiquiatra

A doença tem tratamento para devolver qualidade de vida aos pacientes, com a recuperação do controle sobre a ansiedade

Letícia Morais
Publicado em 08/12/2018 às 10:55Atualizado em 17/12/2022 às 16:14
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

O psiquiatra Messias Cardoso explica que o tratamento é feito com medicações, além de acompanhamento psiquiátrico e psicológico

O transtorno do pânico é uma doença que afeta uma em cada dez pessoas. Segundo o psiquiatra Messias Pereira Cardoso, transtorno do pânico é um sinônimo para um transtorno de ansiedade, que cursa com excesso de medo por parte do paciente, preocupação excessiva de que algo vai dar errado, sensação constante de apreensão e tensão.

“Comumente vem acompanhado de sintomas físicos, como aumento dos batimentos cardíacos, falta de ar, tontura, dores pelo corpo e no peito, sensações de formigamento e de desmaio”, explica, acrescentando que decorre de um grande medo de estar morrendo.

O psiquiatra destaca ser um transtorno em que a ansiedade está apresentada de forma excessiva, podendo levar o paciente a se isolar devido ao medo de certos lugares ou pessoas. “Está associado a causas genéticas e a estressores sociais”, afirma.

Receber o tratamento adequado é um grande passo em direção a uma vida com mais qualidade. Messias Cardoso detalha que o tratamento é feito com medicações, acompanhamento psiquiátrico e psicológico, em que o paciente recupera o controle sobre a ansiedade e volta a ter qualidade de vida.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por