SAÚDE

Síndrome climatérica pode vir com ondas de calor e palpitações

De uma forma geral, prefira alimentos naturais

Publicado em 13/10/2018 às 10:58Atualizado em 17/12/2022 às 14:26
Compartilhar

Foto/Divulgação

O kefir, uma bebida fermentada, é recomendada durante o período da menopausa

Os sintomas que podem estar presentes na síndrome climatérica sã ondas de calor (fogachos), insônia, irritabilidade, parestesias (dormências), palpitações e alterações do desejo sexual. As alterações hormonais dessa fase também resultam em maior incidência de doença coronariana, aumento no risco de osteoporose bem como de obesidade.

Para a menopausa, a médica nutróloga Mariana Argente Caetano destaca que algumas orientações dietéticas devem ser seguidas, objetivando níveis adequados de vitaminas e minerais: ingerir alimentos que ajudem a saúde óssea, como kefir (bebida fermentada), peixes, que são ricos também em ômega 3; brócolis e leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico). Para níveis adequados de ferro, ela recomenda o consumo de carnes, vegetais verdes folhosos e nozes, lembrando que as mulheres que optam pelo estilo de vida vegano conseguem, com orientação adequada, fazer as substituições necessárias. Mariana diz que frutas secas, folhas e fibras em geral não podem ficar fora do cardápio, pois auxiliam na saciedade, no controle dos índices glicêmicos e no funcionamento adequado do intestino.

“Beba bastante água: muitas vezes a hidratação é negligenciada quando deveria ser uma das primeiras preocupações na rotina diária. Principalmente por estarmos em uma cidade com o clima mais seco e quente”, aconselha.

De uma forma geral, prefira alimentos naturais. Não faça uso de alimentos processados ou ultraprocessados que podem piorar os sintomas nessa fase. Ao invés disso, invista em fibras, água, proteínas, atividade física regular, controle do estresse e demais fatores de risco. Sempre procure acompanhamento médico para uma atenção individualizada, exame físico completo e controle laboratorial, pois cada pessoa responde de uma forma a determinado tipo de alimento e tratamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por