SAÚDE

Médica garante que estilo de vida ameniza sintomas da menopausa

Ela diz ser importante ressaltar o papel dos exercícios físicos praticados regularmente e com orientação no combate à ansiedade

Publicado em 13/10/2018 às 10:55Atualizado em 17/12/2022 às 14:26
Compartilhar

Foto/divulgação

Mariana Argente garante que a reeducação alimentar e exercícios físicos protegem a mulher contra doença coronariana

A alimentação, atividade física e o estilo de vida podem interferir na saúde da mulher e na melhora dos sintomas relacionados ao climatério, período em que ocorre a menopausa. Esse conjunto de atitudes também contribui para a diminuição dos fatores de risco para doenças. A análise é da médica nutróloga de Uberaba, Mariana Argente Caetano, especialista pela Santa Casa de São Paulo e possui título de Especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Nutrologia e Conselho Federal de Medicina (AMB/Abrahan/CFM). Ela diz ser importante ressaltar o papel dos exercícios físicos praticados regularmente e com orientação no combate à ansiedade, obesidade, hipertensão e no controle hormonal, resultando em proteção da doença coronariana e da osteoporose por promover o aumento da massa óssea, principalmente quando associado com níveis adequados de vitamina D.

A dieta hipercalórica, rica em gordura saturada, industrializados e sal; o consumo de bebidas alcoólicas; o sedentarismo e o tabagismo, de acordo com a médica, estão entre os principais fatores do estilo de vida relacionados ao risco para a saúde da mulher, devendo, portanto, ser evitados.

Mariana esclarece que o climatério representa a transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva na mulher. Dentro desse período de tempo, ocorre a menopausa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a menopausa é definida por 12 meses consecutivos à última menstruação, sem outra causa patológica associada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por