SAÚDE

Pessoas sedentárias são mais propensas a colesterol alto

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto

Letícia Morais
Publicado em 13/10/2018 às 10:22Atualizado em 17/12/2022 às 14:26
Compartilhar

Foto/Divulgação 

O cardiologista Reynaldo Miranda alerta que a doença não apresenta sintomas e o tratamento consiste na mudança do estilo de vida

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto, e doenças associadas a esse problema, como infarto e AVC, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo a primeira causa de morte no mundo. De acordo com o médico cardiologista Reynaldo Miranda, a doença ocorre quando o colesterol se encontra acima de um limite estipulado para determinado paciente.

De forma simples, Reynaldo explica que existe o colesterol ruim (LDL-C) e o bom (HDL-C). “O nível sanguíneo do colesterol é determinado por fatores genéticos e ambientais. Pessoas sedentárias, com alta ingestão de bebida alcoólica e que consomem alimentos ricos em gorduras saturadas têm maiores chances de apresentar níveis elevados de colesterol”, afirma, destacando que o colesterol alto não apresenta sintomas.

Reynaldo Miranda explica que o diagnóstico é feito por meio do exame de sangue pela análise do perfil lipídico do paciente. “O tratamento inclui mudança no estilo de vida, com dieta e atividade física regular, além do uso de medicamentos”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por