SAÚDE

Psiquiatria atua como instrumento terapêutico no tratamento do TAG

Preocupação excessiva e expectativa apreensiva são as principais características do transtorno

Publicado em 18/08/2018 às 08:17Atualizado em 17/12/2022 às 12:39
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Psiquiatra Messias Cardoso explica que a pessoa com TAG não consegue controlar o pensamento e as emoções

Os transtornos de ansiedade são situações onde aquela ansiedade normal e necessária para a sobrevivência do ser humano se encontra com frequência e intensidades exageradas. Segundo o psiquiatra Messias Cardoso, o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um dos mais comuns e frequentes, embora as estatísticas diferem de região para região do Brasil. “O Brasil está entre os principais países do mundo em prevalência de transtornos de ansiedade”, afirma o especialista.

Messias explica que as principais características do TAG são a preocupação excessiva e a expectativa apreensiva. “Ou seja, é a doença do excesso de preocupações e sofrimento com o futuro, ocasionando no paciente sentimentos de tensão, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentrar, para dormir. Algumas pessoas manifestam dor de cabeça, dores abdominais e náuseas”, salienta.

O psiquiatra esclarece que as causas variam desde estressores familiares, sociais, conjugais e laborais, até fatores genéticos, sendo mais comum em mulheres. Especialistas acreditam que uma combinação de fatores, como mudanças hormonais e maior exposição ao estresse, possam agravar o quadro no gênero feminino.

Conforme Messias, a pessoa não consegue controlar o pensamento e as emoções, gerando prejuízo na execução de suas tarefas e nos relacionamentos. “Por isso, orientamos sempre a procurar uma avaliação e tratamento especializado, em que a psicoterapia tem papel fundamental como instrumento terapêutico, com o auxílio de medicações para o controle do sofrimento causado por esse grau exagerado de ansiedade”, pontua. Ressalta que avanços nas medicações usadas na psiquiatria permitem um tratamento sem efeitos colaterais, prejuízo ou restrições na vida de quem deles necessita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por