SAÚDE

Aumento da licença-paternidade também traz benefícios para criança

Companheiros têm importância tanto nos cuidados com o bebê, quanto com a mãe

Agência do Rádio
Publicado em 08/08/2018 às 19:53Atualizado em 17/12/2022 às 12:21
Compartilhar

Foto/Reprodução

Segundo o Ministério da Saúde, é o pai quem dá o suporte, tanto para o filho, quanto para a mãe, que também necessita de apoio 

Quando um casal gera um filho, é concedido por lei, tempos diferentes para o casal participar do crescimento do pequeno. De acordo com o Ministério da Saúde, o pai também é de suma importância neste período de amamentação da criança. É ele quem dá o suporte, tanto para o filho, quanto para a mãe, que também necessita de apoio nos cuidados com o bebê.

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Edson Ferreira Liberal, as licenças, tanto maternidade quanto paternidade, devem ser um direito universal, para que sejam melhores os benefícios ao recém-nascido. “Que a pessoa possa ter o direito de a mãe amamentar exclusivamente até os seis meses de idade e o pai ter o direito de ficar três semanas, 20 dias, com seu filho, acompanhando nessa etapa de transição. Isso, mais do que nunca, é investimento”, afirma.

Segundo Edson, está provado que, quanto mais amamentação, menos as crianças ficam com complicações. Isso não é uma discussão – está mais do que estabelecido. “Além de aumentar o vínculo afetivo, o bebê tem menos doenças respiratórias, menos doenças gastrointestinais”, justifica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde e a Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano, por meio da alimentação exclusiva do leite materno até o sexto mês de vida.

Conforme o pediatra Moisés Chencinsk, não é necessário outro tipo de alimento nos primeiros seis meses de vida, pois, só com o leite da mãe, o bebê vai conseguir tudo aquilo que é necessário para o início da formação.

“O leite é um alimento que, para aquilo que o bebê precisa, é absolutamente completo. 85% dele, ou perto disso, é de água. Por isso não tem necessidade de oferecer água para o bebê antes dos 6 meses. E os outros nutrientes que o bebê precisa para compor a sua flora intestinal, para compor a sua proteção já inicial – é o primeiro anticorpo que o bebê recebe. Se ele recebe o leite materno exclusivo, sem nenhuma outra interferência, ele tem tudo de bom que ele precisa dentro de um único alimento, que é o leite materno”, completa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por