SAÚDE

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta terça-feira e coordenador do Hemocentro de Uberaba ressalta a importância da doação

Letícia Morais
Publicado em 11/06/2016 às 11:45Atualizado em 16/12/2022 às 18:30
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Na doação de sangue podem ser coletados 410 ml ou 450 ml de volume, sendo que uma doação salva até quatro vidas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o percentual de doadores fique entre 5% e 6%. No entanto, em Minas Gerais e em Uberaba, estima-se que o número não ultrapasse 2%, segundo o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins. “Por isso, a gente sempre precisa conclamar a população para ajudar”, afirmou. 

De acordo com a Fundação Hemominas, na doação de sangue podem ser coletados 410 ml ou 450 ml de volume, sendo que uma doação salva até quatro vidas. Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, Paulo Roberto destaca a importância do doador que, em muitos casos, pode ser a última alternativa para salvar uma vida. “Os doadores de Uberaba e de todo o Triângulo-Sul, que engloba os municípios de Campos Altos até Conceição das Alagoas, são muito solidários. Às vezes, saímos daqui para fazer coleta externa”, explica.

Mesmo assim, o coordenador do Hemocentro afirma que em algumas épocas, como vésperas de feriado e períodos mais frios, os estoques tendem a abaixar porque as pessoas deixam de doar. “Agora, por exemplo, estamos com um estoque razoável, mas isso não me deixa tranquilo, porque amanhã pode faltar sangue. Para ficar doente não existe dia nem hora”, pondera.

Doadores fidelizados. Paulo Roberto Martins salienta, ainda, que, se houvesse um ranking nacional, Uberaba estaria entre os primeiros lugares em termos de doadores fidelizados. “São aqueles que voltam a doar após o intervalo. O homem pode doar no período de dois em dois meses e a mulher, de três em três meses”, alerta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por