POLÍTICA

Integrante da direção estadual do PDT assume o comando da sigla em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 24/07/2020 às 19:49Atualizado em 18/12/2022 às 08:07
Compartilhar

Foto/Reprodução

Sirley Soares Soalheiro já atuou no PDT de Uberaba, quando ajudou na recondução de Jacob Estevam à presidência da Comissão Provisória

Alvo de disputa entre o advogado Jacob Estevam e o ex-deputado estadual Antônio Lerin, PDT em Uberaba tem novo comando, mas nenhum dos dois está entre os integrantes da nova comissão provisória publicada nesta sexta-feira (24) pela Justiça Eleitoral. A presidência da sigla no município foi entregue a Sirley Soares Soalheiro, que faz parte da direção estadual do partido em Minas Gerais.

Sirley foi quem auxiliou no processo para reconduzir Jacob Estevam à presidência do PDT Uberaba em 2017, após ele perder o comando da sigla para Fahim Sawan nas eleições municipais em 2016. De acordo com o sistema da Justiça Eleitoral, ela permanecerá à frente do partido em Uberaba até 21 de outubro deste ano.

A comissão provisória que estará à frente das costuras para a eleição municipal deste ano conta também com outros nomes de fora de Uberaba indicados pela liderança estadual. É o caso do vice-presidente Antônio Carlos Xavier da Gama e o consultor jurídico Jorge Washington Cançado Neto.

Representam Uberaba na nova direção municipal do PDT: o contador Manoel Rodrigues Neto, que é um dos apoiadores da candidatura de Roberto Velludo, e Vítor Oliveira Silva, que foi assessor parlamentar de Lerin na Assembleia Legislativa.

Questionado, o ex-presidente do PDT, Jacob Estevam, afirma que a mudança feita no comando do partido em Uberaba não se tratou de uma intervenção, e sim de um acordo diante do impasse existente com Lerin. "Fizemos uma composição. Isso foi conversado com a liderança estadual. Manoel Rodrigues é indicado nosso para a secretaria geral e o Vítor indicação do Lerin para a tesouraria", disse, justificando que o consenso foi necessário porque havia prazos a vencer e o partido não poderia permanecer acéfalo na cidade.

Além disso, Jacob nega que a presença de nomes ligados à direção estadual no comando do partido em Uberaba venha favorecer o pleito de Lerin para encabeçar chapa na disputa majoritária este ano, sepultando o projeto em torno de Roberto Veludo. "Não é a comissão provisória que determina quem é o candidato. A definição será feita na convenção pelos filiados do PDT. A convenção é órgão máximo de deliberação dentro do partido", argumenta.

O mandato da comissão provisória encabeçada pelo advogado Jacob Estevam venceu na início deste mês. Desde então, Jacob buscava se manter na presidência da sigla e levar adiante o projeto de lançar Roberto Velludo para a disputa majoritária este ano, enquanto Lerin tentava articular na liderança estadual para tomar o partido e viabilizar a própria candidatura a prefeito. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por