POLÍTICA

Prefeitura aprova novo projeto de acesso à Zona de Processamento de Exportação

Publicado em 21/07/2020 às 08:22Atualizado em 18/12/2022 às 08:01
Compartilhar

O acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba se dará pelo Distrito Industrial II e não mais pela BR-050, como previsto. A mudança foi discutida e aprovada, internamente,na segunda-feira (20), pelo prefeito Paulo Piau; pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes; e de Planejamento, Nagib Facury, e pelo assessor de Assuntos Estratégicos Regionais e diretor-executivo da ZPE de Uberaba, Glauber Faquineli.

A mudança visa, segundo eles, a contribuir para maior celeridade da instalação da ZPE, além de gerar economicidade, tendo em vista que o DI II está em área mais estratégica/acessível.

O titular da Sedec explica que o novo acesso vai atender a um projeto mais funcional. “Tratamos também da permuta de 260 mil metros quadrados entre o Município e particulares. A Prefeitura vai trocar imóvel na BR-050 em frente à área onde será instalada a ZPE por igual metragem no espaço do empreendimento”, explica. Ajustes

O modelo de implantação da ZPE Uberaba passará por ajustes, a partir de indeferimento do Ministério da Economia, publicado na sexta-feira (17) em relação ao Plano de Trabalho apresentado. José Renato conta que manteve contato na segunda-feira (20) com o secretário executivo do Ministério da Economia Leonardo Rabelo, para ajustar informações e atender à determinação de alteração do plano de trabalho. Conforme ele, existe preocupação com relação à titularidade da área, tanto do Ministério como da Prefeitura e Uberaba.

“Buscamos solucionar este problema desde o primeiro mandato do prefeito Paulo Piau. A questão, com o tempo transformou-se em um grande problema: a transferência da área, haja vista que isto não ocorreu na origem. Agora será encaminhado ao Governo Federal o novo modelo do projeto com os ajustes solicitados”, afirmou o secretário.

A solução viável para todas as partes e sem custos para o Município existe , segundo arremata o assessor de Assuntos Estratégicos Regionais e diretor executivo da ZPE Uberaba, Glauber Faquineli. A proposta de alterações, antes de serem enviadas à Brasília, passará pelo crivo dos vereadores. O que é a ZPE 

É um condomínio industrial com tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciados, cujos integrantes devem destinar pelo menos 80% da produção ao mercado externo. Visa a incentivar o desenvolvimento econômico local, com oportunidades de negócio, emprego e renda para a Cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por