POLÍTICA

Gasto com paisagismo da Leopoldino de Oliveira pode parar na Justiça

Gisele Barcelos
Publicado em 16/06/2020 às 21:24Atualizado em 18/12/2022 às 07:08
Compartilhar

Foto/Divulgação PMU

Gasto com paisagismo na avenida Leopoldino de Oliveira pode ser questionado na Justiça. O contrato no valor de aproximadamente R$240 mil foi firmado antes do início da pandemia de coronavírus, mas agora vem sendo alvo de críticas nas redes sociais.

Um dos questionamentos partiu do vereador Kaká Carneiro. O parlamentar contesta a prioridade da Prefeitura na aplicação dos recursos públicos em meio à pandemia e afirma que haveria outras áreas que deveriam ser contempladas. “É uma vergonha. Para testes rápidos não há recursos, mas para a compra dessa estrutura, que não tem nenhuma serventia, há. Qual a prioridade disso?”, manifesta.

Além disso, o vereador argumenta que a empresa contratada para a execução do serviço e instalação dos pergolados na Leopoldino é a MFA Serviços de Limpeza Urbanas, de Mauá (SP), que pode ser uma das subcontratadas da Lara Central de Tratamento de Resíduos e alvo de investigação da Polícia Federal deflagrada no mês passado.

De acordo com o parlamentar, todos os questionamentos serão apresentados ao Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências. “Não podemos ser omissos. Vou mostrar tudo para o promotor e, se for necessário, pedir o cancelamento do contrato e a devolução dos recursos para a Prefeitura”, afirma.

Inicialmente, o governo municipal pretendia realizar a implantação dos pergolados na Leopoldino de Oliveira antes do Natal, em 2019, mas houve questionamentos ao projeto e o cronograma acabou sendo adiado. O processo licitatório para contratar a empresa responsável pelo paisagismo foi finalizado em janeiro deste ano e o serviço acabou sendo iniciado só agora em meio à pandemia.

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Uberaba acerca dos questionamentos feitos pelo vereador. Em nota, a administração esclarece que "o projeto de paisagismo da avenida Leopoldino de Oliveira faz parte da revitalização total da avenida, que receberá obras de drenagem, reforço no piso nas áreas das estações, será recapeada e sinalizada totalmente e ganhará luzes de LED".

Ainda na nota, a Prefeitura ressalta que foi aberta à comunidade a possibilidade de opinar sobre o projeto em reunião pública quando foi apresentado. "É importante lembrar que houve reunião pública para apresentação do projeto, aberta a toda a sociedade, bem como divulgação do projeto, que se baseia em modelos existentes em diversas cidades do país. A sua implantação neste momento, se dá justamente para acompanhar a obra da avenida, seguindo toda uma programação, visto que o recurso para este fim estava destinado desde 2019. A licitação seguiu todos os protocolos legais e está disponível do portal da Transparência, acessível a qualquer cidade. Recursos destinados para a Saúde, seja para testes, custeio ou qualquer outra ação, estão sendo empregados de forma transparente e dentro da necessidade. Não cabendo portanto, discussões políticos-eleitorais nesse processo", finaliza a nota.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por