SAÚDE

Ansiedade e tristeza são os principais motivos que levam pessoas a procurar ajuda psicossocial

Michelle Rosa
Publicado em 13/06/2020 às 11:24Atualizado em 18/12/2022 às 07:00
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Ansiedade, tristeza e desorganização na rotina estão entre as principais situações relatadas pelas pessoas atendidas pela saúde mental durante a pandemia em Uberaba. O call center de “Saúde Mental na Escuta” foi criado pela Prefeitura para o acolhimento das pessoas em sofrimento emocional em decorrência da pandemia da Covid-19 e das medidas por ela acarretadas, como distanciamento social e isolamento domiciliar. O serviço completou dois meses de atendimento.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a maioria da procura por orientações telefônicas é do sexo feminino, com 73%, frente a 27% de demanda masculina. O programa foi criado para evitar o adoecimento das pessoas e o agravamento das que já apresentam algum tipo de doença psiquiátrica, explica o diretor de Atenção Psicossocial da SMS, psicólogo Sérgio Marçal.

Em levantamento dos atendimentos realizados nestes dois meses, os números percebidos são voltados, principalmente, para situações de ansiedade (26%), seguido de tristeza (13%), desorganização da rotina (11%), orientações específicas a respeito da Covid-19 (9%), pânico e choro (8%), conflitos familiares (7%) e questões socioeconômicas (6%), entre outros.

“As principais abordagens giram em torno de escuta ativa e acolhimento da queixa (65%), seguidos de orientações a respeito de organização da rotina (12%), encaminhamento para serviços da rede de atenção psicossocial (7%), direcionamento para orientações do ‘Saúde Ativa’ (4%) e, por fim, encaminhamentos para a busca de benefícios sociais na assistência social e encaminhamentos para atendimento em situações de urgência e emergência, com 1% cada”, relata o diretor de Atenção Psicossocial.

Com relação à distribuição de faixa etária, a prevalência é de 56% de pessoas com idades entre 18 e 50 anos, 40% acima de 50 anos e 5% de crianças até nove anos. Duas linhas de telefone são voltadas para o atendimento dos profissionais que estão à frente do combate à Covid-19. São eles: 3314-8707 e o 3316-1328.

A população em geral que precisar da ajuda pode ligar nos telefones 3325-8391, 3314-8101, 3321-7642 e 3314-7277. O serviço está disponível 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

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