SAÚDE

Coronavírus pode desenvolver síndrome inflamatória em crianças e adolescentes

Publicado em 06/06/2020 às 11:46Atualizado em 18/12/2022 às 06:51
Compartilhar

Embora não estejam no grupo de risco, crianças e adolescentes com Covid-19 apresentaram a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Infantil (MIS-C), com sintomas dermatológicos, renais, neurológicos e cardíacos. "Essa síndrome é causada pela reação do sistema imunológico ao coronavírus e apresenta problema nos vasos sanguíneos, comprometendo o funcionamento de vários órgãos", explica o infectologista e especialista em Alergia e Imunologia, Frederico Zago.

Os principais sintomas são vermelhidão nos olhos, lábios fissurados, febre alta por mais de cinco dias ou até semanas, íngua no pescoço e manchas pelo corpo. "Esta síndrome é semelhante a uma doença inflamatória rara, conhecida como Kawasaki. As crianças que apresentarem algum desses sintomas, após a infecção pelo coronavírus, precisam ser assistidas por um médico com urgência", alerta.

Até o momento, foram reportados 200 casos de crianças infectadas pelo coronavírus com a síndrome na Inglaterra, Itália e Estados Unidos. No Brasil ainda não há nenhuma notificação oficial. O especialista enfatiza que, por ser um vírus novo, há muito a ser estudado para garantir a segurança da população, mas que os cuidados para evitar a infecção devem ser intensificados por todos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por