SAÚDE

Inverno aumenta risco de complicações com as lentes de contato

Estudo conduzido com 210 pacientes mostra que o uso de lente de contato vencida ou durante a noite responde por 45% das complicações

Publicado em 18/07/2014 às 20:27Atualizado em 19/12/2022 às 06:51
Compartilhar

Termômetros em queda indicam aumento do desconforto no uso de lentes de contato. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, geralmente sinaliza olho seco, sendo a causa mais comum das consultas oftalmológicas durante o inverno. Ele lembra que o tipo de lente mais usada no país é a gelatinosa hidrofílica, que, apesar de bastante confortável, se hidrata da lágrima.

O médico explica que a falta de lágrima pode antecipar o vencimento da lente de contato. Isso porque a insistência no uso altera a textura, coloração e transparência por causa da maior fricção na superfície da córnea, membrana transparente que recobre o olho.

Não por acaso, um estudo conduzido pelo médico com 210 pacientes mostra que o uso de lente vencida ou durante a noite responde por 45% das complicações. “Para enxergarmos bem, a córnea deve ser transparente. A chance de ter uma úlcera que a torna opaca é dez vezes maior em quem usa lente danificada. Por isso, independente da validade indicada na embalagem, para preservar a integridade da visão e da lente, a recomendação é interromper o uso e consultar um oftalmologista ao primeiro desconforto”, explica.

Os principais sintomas do olho seco sã coceira, queimação, olhos vermelhos e irritados, visão borrada que melhora com o piscar, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar no computador. “Engana-se quem pensa que basta usar lágrima artificial para acabar com o problema. Em alguns casos é necessário suplementação com ômega 3. Nos mais graves, o médico diz que é feito o implante de um plugue no canal lacrimal, para manter a lágrima na superfície do olho”, afirma o especialista.

Queiroz Neto ressalta que um dos sintomas da gripe e do resfriado é a irritação ocular. Essas doenças são tratadas com analgésico e antitérmico, que podem agravar ainda mais o olho seco e acelerar o desgaste das lentes de contato. Por isso, o ideal para ele é usar óculos até estar curado.

“Os aquecedores de ambientes também diminuem a umidade do ar”, comenta. “Devem ser evitados, especialmente em locais sem ventilação. Além de agravarem o olho seco, podem desencadear doenças respiratórias que tornam os olhos mais vulneráveis à conjuntivite e à alergia”, adverte.

O médico destaca que os equipamentos a gás são as piores opções para a saúde ocular. Isso porque retiram do ar o oxigênio do qual a córnea se alimenta. Quem opta por umidificadores deve estar atento ao excesso de umidade, que podem causar infecções na córnea pela propagação de fungos e bactérias.

As principais dicas do médico oftalmologista Leôncio Queiroz Neto para manter a saúde usando lente de contato sã

• lave cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes;

• utilize soluções higienizadoras na limpeza e no enxágue de lente e estojo;

• friccione as lentes para eliminar completamente os depósitos;

• não use soro fisiológico ou água na higienização;

• retire as lentes antes de remover a maquiagem e usar spray no cabelo;

• coloque as lentes sempre antes da maquiagem;

• guarde o estojo em ambiente seco e limpo;

• troque o estojo a cada quatro meses;

• respeite o prazo de validade das lentes;

• jamais durma com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno;

• interrompa o uso em caso de desconforto e procure o oftalmologista;

• retire as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas;

• não entre no mar ou na piscina usando lentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por