POLÍTICA

Licitação da PPP para construção usina fotovoltaica será retomada

Suspensa no fim de fevereiro, licitação da PPP (Parceria Público-Privada) referente à construção de usina fotovoltaica deve ser retomada no próximo mês

Gisele Barcelos
Publicado em 13/03/2020 às 22:53Atualizado em 18/12/2022 às 04:54
Compartilhar

Suspensa no fim de fevereiro, licitação da PPP (Parceria Público-Privada) referente à construção de usina fotovoltaica deve ser retomada no próximo mês. O edital foi republicano esta semana no Porta-Voz e estabelece prazo até 15 de abril para as empresas interessadas se cadastrarem na concorrência. 

A princípio, o edital não traz alterações no valor previsto para a PPP e nem na validade do contrato. A concessão está orçada em R$218 milhões pelo período de 26 anos, sendo um ano para implantação e 25 anos de operação.

A licitação foi paralisada em fevereiro e o prefeito Paulo Piau (MDB) justificou à época que a decisão ocorreu por incerteza sobre possível taxação na produção de energia solar no Brasil. Ele negou que a concorrência tenha sido interrompida por questionamentos na Justiça, como ocorreu com a PPP da iluminação pública.

O chefe do Executivo argumentou em entrevista ao Jornal da Manhã que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs no fim do ano passado retirar os subsídios para a geração de energia fotovoltaica e, caso a medida fosse realmente adotada, a PPP não seria viável. Por isso, o processo foi suspenso para aguardar uma definição no país sobre as regras de taxação para quem gera energia solar e de outros tipos de energia limpa.

A expectativa do Executivo é consolidar o processo licitatório da PPP da usina fotovoltaica antes do encerramento do mandato, em dezembro. O edital prevê a implantação de estrutura de geração de energia solar para suprir a demanda do Centro Administrativo e demais prédios do poder público municipal. O projeto prevê três usinas fotovoltaicas que somarão 15 megawatts de produção para o fornecimento de energia exclusivamente à administração municipal. 

Pelos critérios da PPP, o vencedor do certame será a empresa ou consórcio que apresentar o menor valor mensal para prestar o serviço à Prefeitura. A expectativa é pagar, no mínimo, 10% mais barato do que o gasto atual da PMU com eletricidade. O concessionário fará todo o investimento para implantação da estrutura, que será revertida ao município ao fim do prazo do contrato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por