ALTERNATIVA

Passado o carnaval, começa a revitalização da praça da Mogiana

Lídia Prata
Publicado em 25/02/2020 às 07:33Atualizado em 18/12/2022 às 04:32
Compartilhar

Foto/Divulgação

Prefeito Paulo Piau foi dos mais animados foliões no superlotado carnaval na Mogiana. O abraço ao cantor Jorge Aragão foi de merecido agradecimento por arrastar milhares de uberabenses para a festança, no sábado, mesmo com mau tempo e chuvinha fina

Nas redes sociais, o prefeito Paulo Piau postou várias fotos do carnaval do bicentenário, mas essa é emblemática: a secretária de Educação, Silvana Elias, “liberou geral”, depois de enfrentar duas semanas de fortíssima pressão por conta dos problemas no transporte escolar rural

Começou bem

Acredite, se quiser: carnaval em Uberaba começou numa paz nunca antes registrada. Nenhum incidente grave foi registrado, o que evidencia o acerto do esquema de policiamento montado especialmente para essa data. E olha que uma multidão foi à praça da Mogiana para participar do carnaval dos 200 anos. Tinha gente que não acabava mais. Cálculos da Fundação Cultural apontam público de 25 mil pessoas no primeiro dia e 28 mil no domingo. Porém, o clima foi de paz. “As pessoas estão sabendo aproveitar”, comentou o secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso, comemorando o sucesso do esquema de segurança que teve a participação efetiva da Guarda Municipal também. Além disso, o show de Jorge Aragão agradou em cheio. Quem se aventurou a ir à praça da Mogiana gostou do que viu e ouviu.

Hora certa

Embora o público tenha reclamado que o carnaval na Mogiana acabou cedo demais, o vice-presidente da Fundação Cultural frisou que o horário estabelecido foi cumprido à risca. Em entrevista à Rádio JM na manhã dessa segunda-feira, Ernani Nery destacou que esse tipo de queixa sinaliza o sucesso da promoção. “Ficou aquele gostinho de quero mais” – destacou Ernani.

Novo endereço

Por que a Fundação Cultural não promoveu o carnaval no CentroPark, já que o entorno da praça da Mogiana é residencial? Essa pergunta foi recorrente desde o anúncio do local escolhido. De acordo com Ernane Nery, o CentroPark não reúne condições de segurança aos foliões, embora vários outros eventos e shows sejam realizados lá. Aliás, o CentroPark foi criado justamente para tirar da área residencial os eventos como Axé, LIU e outros semelhantes. O questionamento, no entanto, serviu para alavancar um projeto de reestruturação do CentroPark, que será viabilizado em parceria com empresas promotoras de eventos. Projeto engloba a construção de banheiros decentes e instalação de uma cobertura permanente. Talvez o próximo carnaval – se houver – possa ser realizado lá.

Por que não?

O carnaval dos 200 anos serviu para provar que Uberaba pode inserir os festejos de Momo no seu calendário oficial de eventos. Basta querer. Se cidades da região faturam bem com o carnaval, por que não Uberaba? Basta começar os preparativos com antecedência, correndo atrás dos patrocínios e dos parceiros, e fazer uma boa divulgação na região. Vai “bombar”!

Recauchutagem

Passado o carnaval, a Fundação Cultural vai começar a revitalização da praça da Mogiana. Ali deverão ser construídos pista para caminhada e um parque infantil moderninho.

Novo Parklet

Não bastasse o incômodo causado aos usuários da rua Bento Ferreira pela concessão de uso do passeio e parte de pista de rolamento – batizado de parklet –, agora a Prefeitura autorizou outro avanço de calçada a mais um barzinho. Desta vez o contemplado é bar localizado na rua Rodolfo Machado Borges, no bairro São Benedito. Em que pese a Rodolfo Machado Borges ser mais larga do que a Bento Ferreira, o incômodo aos vizinhos e demais usuários da via será o mesmo. Cá pra nós: os técnicos da Prefeitura precisam entender que o interesse coletivo deve sempre se sobrepor ao do particular. E mais: se o espaço físico do barzinho está pequeno face ao seu movimento de clientes, que abra filial, ou mude de endereço para imóvel maior. O que não é justo é transferir para a comunidade os ônus do estrangulamento do trânsito de pedestres e veículos em local público. Passeio é para pedestre.

Gol de placa

Mais uma vitória do agronegócio brasileir os Estados Unidos vão voltar a comprar carne fresca do Brasil. As importações estavam suspensas desde 2017, quando o governo norte-americano alegou preocupação com o produto. Na época, a presença de lesões causadas por reação à vacina contra febre aftosa foi o estopim para o embargo as importações. Agora, a ministra Tereza Cristina conseguiu reverter a situação. Para se ter uma ideia, o mercado estima um potencial de vendas de 20 toneladas aos Estados Unidos, gerando um faturamento da ordem de 80 milhões de dólares já a partir deste ano.

Minha casa, minha vida

Depois de sucessivas mudanças de endereço e locação de imóveis diversos, o Procon acaba de adquirir (com recursos próprios) imóvel residencial de 166 metros quadrados, na avenida Leopoldino de Oliveira, próximo à esquina com a rua Barão de Ituberaba. O sobrado foi adquirido dos irmãos Mara, Lauro, Luiz Roberto e Cláudio Modesto Rodrigues da Cunha, por R$478 mil. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por