SAÚDE

Uso terapêutico do Botox reduz dores na face, revela dentista

A toxina botulínica, substância conhecida comercialmente como Botox, além de atuar no rejuvenescimento, ajuda...

Publicado em 17/05/2012 às 11:51Atualizado em 19/12/2022 às 19:38
Compartilhar

A maioria das pessoas conhece na própria pele os benefícios da toxina botulínica utilizada em tratamentos estéticos. O Botox é conhecido por suas propriedades rejuvenescedoras, já que atua sobre marcas de expressão e rugas. Porém, a ciência tem descoberto novas utilizações para a toxina, desta vez com fins terapêuticos tornando-a uma realidade no arsenal clínico do cirurgião dentista.

De acordo com a cirurgiã dentista Karime Saad, o Botox é medicamento derivado de um agente bacteriano inativado chamado Clostridium Botulinum. “A toxina botulínica, através do relaxamento muscular, leva à melhora da função muscular, das dores derivadas destes distúrbios, das alterações biomecânicas, da função do segmento corporal gerando maior independência e melhora da qualidade de vida das pessoas”.

Karime destaca que o uso terapêutico da toxina vem sendo largamente estudado na Odontologia, nos últimos anos, e hoje representa uma grande quantidade de possibilidades de uso, desde correções de sorrisos gengivais, minimização de dores de cabeça tensionais, auxílio no tratamento de disfunções de ATM, assimetrias de sorriso, sialorreia, que é o excesso de produção salivar, bruxismo, entre outros problemas. “Quantos já não buscaram uma consulta com o cirurgião dentista por sentir uma dor na articulação que fica próxima ao ouvido, ou por ouvir algum estalo ou desconforto durante a mastigação? A toxina é um meio auxiliar com fins terapêuticos e resultado satisfatório nestes casos e, na maioria das vezes, dispensa o uso da placa de relaxamento para dormir”, esclarece.

Outro importante uso terapêutico da toxina na odontologia é contra o bruxismo, problema caracterizado pelo ranger dos dentes ou apertamento dental, decorrente do estresse diário. “Grande parte das pessoas erroneamente descarrega sua tensão através dessas duas atividades, que causam grandes prejuízos dentários, musculares e ósseos. A toxina tem uma

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por