SAÚDE

Baixo desempenho na escola pode ser um sinal de dislexia

Cerca de 10% da população mundial é afetada pela dislexia. Ela, geralmente, é diagnosticada a partir dos oito anos, por meio de testes

Thassiana Macedo
Publicado em 12/12/2014 às 19:30Atualizado em 17/12/2022 às 02:16
Compartilhar

Cerca de 10% da população mundial é afetada pela dislexia. Ela, geralmente, é diagnosticada a partir dos oito anos de idade, por meio de testes. Por isso, crianças com dificuldade de aprendizagem na escola, má alfabetização e falta de concentração podem ser vistas pelos pais e professores como desinteressadas e, até mesmo, preguiçosas. Trata-se de um distúrbio que interfere no funcionamento do cérebro para todo o processamento linguístico, ou seja, na capacidade de ler e escrever.

Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconômica ou baixa inteligência. É, sim, uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico. Além das dificuldades de aprendizagem, o disléxico costuma apresentar atraso na fala, má coordenação motora e memorização de curto prazo, imaturidade e desinteresse por livros e quebra-cabeças.

De acordo com o neuropediatra Alfredo Leboreiro Fernandez, cerca de 80% dos portadores de dislexia têm dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus. “É preciso que pais e professores fiquem atentos aos sinais de dificuldades na compreensão da leitura de uma criança. Quanto mais cedo é percebida esta dificuldade, mais cedo podemos ajudá-las”, explica.

Definida como distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. “Dislexia não é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem. As atuais pesquisas, obtidas através de exames por imagens do cérebro, sugerem que os disléxicos processam as informações de um modo diferente. Pessoas disléxicas são únicas, cada uma com suas características, habilidades e inabilidades”, afirma.

Essas dificuldades, porém, não significam que a criança tenha deficiências intelectuais, sensoriais, psicológicas e nem carência de estímulo sociocultural. “A dislexia é a incapacidade de compreensão do que se lê, devido à lesão do sistema nervoso central que, quando não tratada, causa prejuízos emocionais à criança, ao adolescente e ao adulto, como impulsividade, agressividade, medo, ansiedade e até mesmo a morte, em casos extremos”, alerta Leboreiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por