SAÚDE

Especialista dá dicas para um bronzeado com saúde neste verão

Com a proximidade do verão, o desejo de ficar com a pele bronzeada é quase unânime e muitas loucuras são feitas para alcançar o tom desejado

Publicado em 05/12/2014 às 19:37Atualizado em 17/12/2022 às 02:23
Compartilhar

Com a proximidade do verão, o desejo de ficar com a pele bronzeada e bonita é praticamente unânime e muitas loucuras são feitas para se alcançar o tom desejado. Para conquistar um bronzeado bonito, saudável e duradouro, são necessários alguns cuidados essenciais, listados pela farmacêutica Fernanda Sanches. “Mesmo sob o guarda-sol é necessário usar filtro solar. O mesmo vale para quando o sol aparentemente não está intenso”, frisa.

A especialista indica que é preciso aplicar o produto em todas as partes do corpo. “É muito comum as pessoas se esquecerem de aplicar em volta dos olhos, porque estão usando óculos; no pescoço, nas orelhas, no meio das pernas, no antebraço, nos pés, nas mãos e, no caso de pessoas calvas, nas partes expostas ao sol. Esse descuido pode causar queimaduras e envelhecimento precoce dessas áreas. Os lábios também devem ser protegidos e, para evitar o ressecamento e inchaço nessa região, é necessário o uso de filtro solar específico, rico em manteiga de karité. É preciso, ainda, reaplicá-lo sempre que houver a sensação de ressecamento, com ou sem a exposição ao sol”, afirma.

Fernanda lembra que o filtro solar deve ser reaplicado constantemente, sendo 20 minutos antes da exposição ao sol, a cada três horas ou a cada 40 minutos, em contato com a água ou transpiração em excesso. “Mesmo devidamente protegido, deve-se evitar a exposição direta ao sol no período entre 10 e 16 horas, ou seja, 11 e 17h, no horário de verão. O ideal é utilizar FPS acima de 30, tanto no rosto quanto no corpo, para garantir um bronzeado sem queimaduras, e fique longe das fórmulas caseiras. Use o protetor solar de acordo com seu tipo de pele e lembre-se que pessoas de pele negra precisam de proteção, pois também estão expostos aos riscos da exposição solar. Além disso, reforce a alimentação com alimentos ricos em betacaroteno, ou seja, aqueles com tom amarelado ou alaranjado, como a cenoura, laranja, abóbora, mamão, manga, entre outros, ricos em vitamina A. Eles auxiliam a formação da melanina, o pigmento que promove o bronzeamento”, completa a farmacêutica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por