SAÚDE

Mutirão de prevenção do câncer de próstata atendeu mais de 1.600

Procura dos homens pelos exames cresceu em torno de 43 por cento no município, em apenas dois anos de realização da campanha Novembro Azul em Uberaba

Thassiana Macedo
Publicado em 05/12/2014 às 09:00Atualizado em 17/12/2022 às 02:23
Compartilhar

Hospital Dr. Hélio Angotti, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou, no dia 29 de novembro, o encerramento do Novembro Azul com mutirão de exames que atendeu 1.683 homens. Do total, 93 foram encaminhados para exames complementares e eventual tratamento na instituição. O objetivo do Dia D anual é alertar a população masculina sobre cuidados importantes para a saúde do homem e a importância da prevenção ao Câncer de Próstata.

De acordo com informações da Gerência de Enfermagem do Hospital, houve coleta de sangue para a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) em todos os homens acima de 50 anos que compareceram nas Unidades Regionais de Saúde dos Bairros Boa Vista e São Cristóvão. Entre 933 homens que realizaram o exame na URS São Cristóvão 42 receberam encaminhamento para exames complementares. Já a URS Boa Vista atendeu 750 homens com idade acima de 50 anos, dos quais 51 devem continuar a investigação para suspeita de câncer de próstata.

O comparecimento dos 1.683 homens, este ano, representa mais um aumento da procura deles pelos exames, o que vem sendo observado ano a ano. Em 2013, houve 1.366 atendimentos. Na campanha de 2012, foram contabilizados 724 homens atendidos. Os números de cada ano referem-se aos exames realizados em apenas um dia de mutirão.

Segundo o médico uro-oncologista Marcelo Bianco, a consciência maior dos homens sobre a importância dos exames é testemunhada pelos médicos do corpo clínico da unidade hospitalar. “Temos verificado a procura maior dos homens ao urologista, em grande parte por influência de suas esposas e filhas”, informa o também especialista na área Sérgio Anacleto Silva.

A estimativa do Inca é de que, somente em 2014, 69 mil novos casos de câncer de próstata sejam descobertos no Brasil. Por isso, o presidente do Hospital Dr. Hélio Angotti, o médico oncologista Délcio Scandiuzzi, lembra que, durante todo o mês, além da iluminação azul no prédio, profissionais da instituição promoveram palestras para divulgar os meios de prevenção ao tumor de próstata, um dos que mais atingem o sexo masculino. “Essa movimentação é importante porque, se o câncer de próstata for diagnosticado em estágio inicial, terá grande chance de cura, justamente quando a doença não apresenta sintomas”, destaca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por