SAÚDE

Fitoterápicos auxiliam a enfrentar desconfortos da menopausa

Na adolescência, muitas mudanças acontecem no corpo de uma menina e, com elas, iniciam-se os cuidados especiais com a saúde

Thassiana Macedo
Publicado em 04/12/2014 às 19:33Atualizado em 17/12/2022 às 02:24
Compartilhar

Durante a adolescência, muitas mudanças acontecem no corpo de uma menina e, com elas, iniciam-se os cuidados especiais com a saúde. Ao longo da vida, a mulher segue um cronograma de consultas e exames que auxiliam a prevenir diversas doenças. Porém, depois dos 40 anos, a lista de procedimentos necessários para o acompanhamento da saúde feminina fica ainda maior, especialmente com a chegada da menopausa, quando os principais cuidados são com a saúde cardíaca e ginecológica.

Após o início da atividade sexual, o papanicolau e o ultrassom transvaginal devem ser feitos anualmente. A partir dos 40 anos, também é indicada a realização da mamografia, pois há um risco maior de a mulher desenvolver câncer de mama. Com a menopausa, que acontece, geralmente, depois dos 50 anos, é preciso inserir no calendário de exames a densitometria óssea para diagnosticar a osteoporose.

De acordo com o nutrólogo paulista Wilson Rondó Júnior, passar pela experiência da menopausa pode ser um momento crítico para a maioria das mulheres, porque ela vem acompanhada de uma variedade de mudanças, que podem durar anos. “Entre os sintomas relatados estão irritabilidade, afrontamentos, cansaço, depressão e perda óssea. E para dar conta de amenizar tantos desconfortos, as mulheres encontram-se em um carrossel de drogas industrializadas, usando produtos potencialmente tóxicos, principalmente para os ossos, o que nem sempre é necessário”, alerta.

O especialista ressalta que um grupo de pesquisadores alemães descobriu que a associação de fitoterápicos pode acabar com os sintomas mais irritantes em poucas semanas. “Após diversos estudos destinados a determinar o efeito terapêutico desses fitoterápicos, pesquisadores de um hospital em Hamburg ocuparam-se de examinar se esse tipo de medicamento poderia mesmo acabar com os desconfortáveis sintomas da menopausa. Esses fitoterápicos têm sido usados por séculos para tratar de tudo, desde a doença renal até a depressão. Porém, o que esses pesquisadores alemães descobriram é que, quando usados juntos, eles podem ter um efeito muito melhor”, ressalta Rondó Júnior.

Essa combinação, segundo o nutrólogo, melhorou uma variedade de sintomas causados pela menopausa, inclusive as ondas excessivas de calor e os problemas relacionados ao sono e à concentração. “Se a falta de memória está deixando sua vida infeliz, talvez seja hora de conversar com seu médico para substituir as medicações pelos fitoterápicos combinados, que são muito mais seguros e naturais. Em poucas semanas será possível sentir-se muito melhor, com as respostas que só a mãe natureza pode trazer”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por