SAÚDE

Kinesio taping é nova alternativa para tratamento do problema

Na grande maioria dos casos, as dores são responsáveis por mudança no estilo de vida do indivíduo, associada à redução de movimentos e atividades

Thassiana Macedo
Publicado em 03/12/2014 às 19:11Atualizado em 16/12/2022 às 03:45
Compartilhar

Dores nas costas são bem comuns em adultos, mas também podem surgir durante a adolescência. Na grande maioria dos casos, as dores são responsáveis por uma mudança no estilo de vida do indivíduo, associada à redução de movimentos e atividades e, consequentemente, da própria qualidade de vida.

Entre as principais causas de dores nas costas, o ortopedista Luis Fernando Araújo Júnior pontua que estão o sedentarismo e a falta de condicionamento físico, resultando na produção de músculos fracos, que acabam trabalhando acima da capacidade; realização de atividades repetitivas em casa ou no trabalho; ausência de ergonomia no trabalho; estresse; alterações na coluna, como lordose; postura incorreta durante a prática de atividades domésticas, de exercícios físicos, no trabalho e no dia a dia em geral. “Alguns sintomas podem acompanhar as dores nas costas, como cansaço, sobretudo, ao levantar peso; perda de flexibilidade; dificuldade em realizar alguns movimentos; diminuição do rendimento pessoal e profissional; sensação de dormência ou formigamentos e falta de ânimo”, esclarece.

Por isso, o médico traz do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, realizado no fim de novembro, no Rio de Janeiro, uma nova alternativa de tratamento, conhecida como Kinesio taping. “Trata-se de um método de bandagem, que tem como objetivo a estimulação do sistema tegumentar (pele) através de estimulação somatossensorial. Ela auxilia na terapia por meio de estímulos mecânicos constantes e duradouros na pele, que, por meio de mecanorreceptores, realizam um arco neural e contribuem para a percepção da posição e do movimento articular”, explica.

Araújo Júnior ressalta que é uma forma diferente de abordar as desordens musculares, tendinosas, ligamentares e circulatórias. “A bandagem cria uma estabilização articular, limitando as amplitudes, e exerce uma pressão sobre a região da lesão, que induz a uma redução da circulação subcutânea. O Kinesio taping permite liberdade de movimento e funciona como uma bomba estimulante à circulação linfática”, informa o ortopedista.

Nesse sentido, suas principais funções são a melhora da função muscular; alívio da dor pela modificação da pressão sobre o mecanorreceptor; melhora da circulação sanguínea e linfática, contribuindo para eliminar o edema e favorecer a drenagem de hematomas; prevenção de subluxação de articulações. No entanto, para obter os resultados dos tratamentos disponíveis, o médico aconselha sempre a procurar um médico ortopedista para melhor avaliação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por