SAÚDE

UFTM promove 3ª edição Saúde do Homem é tema de jornada em Uberaba

Começou no dia 26 a terceira edição da Jornada de Saúde do Homem em Uberaba, organizada pelo Programa de Educação Tutorial (Pet)

Thassiana Macedo
Publicado em 28/11/2014 às 19:07Atualizado em 17/12/2022 às 02:30
Compartilhar

Começou no dia 26 a terceira edição da Jornada de Saúde do Homem em Uberaba, organizada pelo Programa de Educação Tutorial (Pet) do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com a coordenação do professor Gilberto de Araújo Pereira. O objetivo é alertar a sociedade sobre todos os problemas que atingem mais os homens do que as mulheres quando observadas as ações que promovem saúde e qualidade de vida.

Atualmente, o homem vive em torno de sete anos a menos do que a mulher. Por isso, o foco das entidades e dos profissionais de Saúde tem sido incentivar a população masculina a buscar não só informações sobre prevenção das doenças masculinas, como também estimular que ela procure se cuidar, mudando os fatores de risco que aumentam as estatísticas de mortalidade entre os homens. Por exemplo, evitar o alto número de mortes por violência, trânsito, drogas e álcool, que podem ser evitadas, bem como doenças do coração, hipertensão, diabetes e tendência à obesidade.

No primeiro dia, foram oferecidos minicursos sobre alimentação saudável, ministrados pelo professor Fábio da Veiga Ued, do Curso de Nutrição, e outro sobre a criação de grupos voltados para a saúde do homem, ministrado pelo professor Álvaro da Silva Santos, do Curso de Enfermagem. Até hoje, seis palestras fazem parte da programação com temas de grande interesse sobre a saúde do homem, enfocando diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares, o uso de anabolizantes, ocorrência e tratamento de traumas, bem como hábitos como alcoolismo e o consumo de outras drogas. Os assuntos serão apresentados pelos profissionais Luiz Antônio Pertili R. de Rezende, Octávio Barbosa Neto, Pablo Guevara de Oliveira, Ailton de Souza Aragão e Gualberto Ruas.

Entre os temas também estão as doenças da próstata, tema apresentado pelo professor do curso de Enfermagem, Ricardo Jader Cardoso. Ele alerta sobre a importância da conscientização da população masculina sobre o fato de que ela é alvo de 60 mil novos casos de câncer de próstata por ano. “Em especial a questão da prevenção, como a importância de se fazer o exame de dosagem de PSA anualmente e, também, o exame de toque retal. Sabemos, hoje, que a mulher tem um papel importantíssimo nesse contexto, já que ela incentiva, e muitas vezes, leva o homem ao consultório médico para a realização desses exames”, afirma.

O professor destaca, ainda, que é bom lembrar que outras doenças afetam a próstata, e não apenas o câncer. “Pode ser uma prostatite, uma alteração do tamanho dela e problemas urinários, por exemplo. Ou seja, há uma série de situações que hoje pode ser tratada, evitando o grande número de mortes anualmente. Por isso, todo homem deve procurar esse controle a partir dos 50 anos, mas, quando há antecedentes familiares, a recomendação é válida a partir dos 45 anos”, completa Cardoso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por